quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ILHA DE ITAPARICA – QUANTO DISTA DE SALVADOR?

A Ilha de Itaparica pertenceu a Salvador até 8 de agosto de 1833 quando foi emancipada e sua elevação como cidade se deu em 30 de julho de 1962 quando se emancipou de Vera Cruz, formando dois municípios distintos.

Ela tem 36 km de comprimento e 146km2 de superfície, sendo que 85.54km2 pertencem à Vera Cruz e 14.46km2 pertencem à Itaparica.

Esses números assustam e nos levam a pensar o porquê da separação. Afinal de contas 146 km2 para um município não é grande coisa. Poderia ter ficado como era, apenas Município de Itaparica. Mas não! Desmembraram em dois e na divisão, Itaparica que era o município original, talvez então com mais direitos, ficou limitado a reduzidos 14.46km2.

Ninguém até hoje entendeu os critérios. Conta-se, por exemplo, um diálogo havido em um passeio turístico:

“ Depois do almoço fomos fazer um passeio pela ilha de Itaparica junto com um pequeno grupo de turistas. O guia local, um baiano cheio de ginga, animou a turma durante a visita aos pontos turísticos. Assim que iniciamos o passeio pela ilha, aconteceu algo muito constrangedor, principalmente para os turistas brasileiros que estavam no microônibus. O guia falava da separação da Ilha em duas comunidades: a de Itaparica e de Vera Cruz. Ao terminar a explicação, um turista estrangeiro muito atento ao que falava o guia, perguntou:

- E qual foi o motivo da separação?

Não sei! Quem sabe morre! – respondeu o guia baiano, sem pestanejar”.
A partir daí o turista fechou a boca e não perguntou mais nada. Não queria arriscar.

Nós também não precisamos arriscar. Não tem mais jeito. É fato consumado. Vamos tratar de outras coisas mais amenas sobre a ilha. Mais técnicas. Por exemplo, qual a verdadeira distância que a separa de Salvador?

A maioria das publicações falam que a distância entre os locais mais próximos é de 13 km. Não é! Já ouvimos falar nessa medida de relação ao percurso que um nadador da Travessia Mar Grande-Salvador percorre entre a Praia do Duro e a Praia do Porto da Barra, tendo ele que fazer uma inclinação para dentro da baía em virtude das correntezas.

Rigorosamente, medindo os dois pontos mais próximos – Praia do Duro-Barra – essa distância se situa em 9.171 metros – linha laranja. A linha amarela, Terminal de Bom Despacho – Terminal de São Joaquim, mede 10.008 metros. Praia do Duro-Ponta do Humaitá – 10.199 – Praia do Duro – Baia de Aratu – 19,996 e Ponta do Garcez – Farol da Barrra – 29,294 mts.




Essas medidas foram tomadas via satélite. É um sistema que o Google possui, dos mais confiáveis. Antigamente não se tinha esse recurso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário