sábado, 18 de dezembro de 2010

NATAL NA CIDADE BAIXA



A Cidade Alta está toda enfeitada de arranjos de Natal; a Barra também. O Dique do Tororó está uma beleza. Enquanto isto, a Cidade Baixa não recebe nenhum reforço festivo da grande data. Parece que se está em outro lugar, avesso a comemorações dessa natureza.

Procurando o passado, não encontramos nada. Não se sabe ter existido qualquer enfeite nessa importante parte de nossa cidade.

Seria por que lhe falta locais apropriados para tal ou é mesmo descaso do órgão encarregado por esse serviço?

Estamos pela segunda hipótese, senão vejamos:

Acima, mostramos o extraordinário e belíssimo Forte de São Marcelo. É um dos marcos de nossa cidade. Visto do alto, dos “belvederes” que a nossa cidade é pródiga, ele é belíssimo. Caberia em seu espaço uma grande árvore de Natal. E que tal contorná-lo com luzes de todas as cores, corredeiras, faiscantes.

Ao seu lado esquerdo corre o cais sul, contornando-o. Poderia também ser iluminado com paralelas de gambiarra. O mesmo poderia ser feito no cais norte, se não houver qualquer impedimento técnico por parte da Marinha.

Complementando, o nosso tradicional Mercado Modelo, poderia receber uma iluminação no contorno de sua fachada.


Por sua vez, a Marinha, a nossa querida Marinha, (temos uma admiração muito forte por essa corporação) poderia iluminar feericamente a sua Escola de Aprendizes de Marinheiro.

Aí o cenário ficaria completo!



Oh! Espere! Ainda tem o Elevador Lacerda. Pode-se se fazer muita coisa em sua estrutura.



Até no Coliseu se deu um jeito. Trata-se de um pinheiro de 25 metros trazido anualmente dos Alpes Italianos e que passou a colorir a noite do Coliseu a partir de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário