Estamos no atual Terreiro de Jesus. As duas fotos adiante mostra-nos como se encontra a grande praça hoje em dia.
As duas fotos acima se completam
A imagem acima é datada de 1805. Vê-se a Catedral Basílica e à direita três prédios. O primeiro deles em ângulo, funcionava o antigo Colégio dos Jesuitas. Em seguida, um monumental prédio de muitas janelas e portas de, praticamente quatro andares. Demoilido, construiu-se a antiga Faculdade de Medicina.
A imagem acima é uma reprodução de uma tela do pintor Diógenes Rebouças.
De frente a Catedral e a mesma formação de prédios da imagem anterior – Colégio dos Jesuítas e o já referido prédio de 4 andares. Já à esquerda, notam-se as primeiras residências desse lado da praça, bem como já está instalado no local o chafariz que a praça até hoje ostenta.
Por fim essa foto datada de 1905. A antiga Faculdade de Medicina já havia sido construída e, como se disse anteriormente, no local do “gigantesco” prédio de 4 andares que ali existia.
Há um detalhe super curioso nessa imagem. A praça está toda cercada de muro e gradil. Temos a impressão que o mesmo fora colocado ao tempo da construção da faculdade. Bonito e não se diga que é coisa do passado. Hoje em dia as nossas praças estão sendo protegidas por gradis como são os casos, por exemplo, do Campo Grande, Piedade e Pituba. Velhos e novos tempos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário