sábado, 29 de dezembro de 2012

PERCURSO DA LAVAGEM DO BONFIM


No próximo dia 17 de janeiro realiza-se mais uma Lavagem do Bonfim, a grande festa da Bahia. Costuma reunir algo em torno de dois milhões de pessoas de forma absolutamente espontânea, sem alardes, sem propaganda, de graça. É a força da fé de um povo e de sua tradição. Forma-se como que num passe de mágica. As pessoas vão chegando aos poucos desde as seis horas da manhã. Concentram-se entre a Conceição da Praia e a Praça Cairu. Todos vestidos de branco. Começam a beber e a comer. A feijoada é o prato preferido. É feita pelas grandes cozinheiras da cidade. Renomadas! Dispõe suas  panelas pelos calçadões em torno do Mercado Modelo. São improvisadas algumas mesas e cadeiras, mas a maioria come em pé.
E as 10 horas começa a caminhada de quase 7 quilômetros rumo à Colina do Senhor do Bonfim. Geralmente as autoridades em projeção vão à frente. Às vezes uma banda de música de alguma corporação militar vem logo atrás, dando apoio , mas na falta um bloco de axé substitui a altura. Em seguida as carroças com seus jegues enfeitados. Os cavaleiros vindos não sabemos de onde amedrontam as pessoas. Por fim o povo, a maior atração.
O presente trabalho vai mostrar os principais destaques urbanos do percurso. O que o nosso passeador vai ver durante sua caminhada de fé.



Elevador Lacerda e Praça Cairu
Praça Cairu
Mercado Modelo
Mercado Modelo - Fachada principal

6.500 mts.- indica a placa

Inicio da Rua Miguel Calmon
Praça da Inglaterra
Praça Riachuelo e Associação Comercial da Bahia
Cais do Ouro
Mercado do Ouro
Trapiche Barnabé
Trapiche Querino
Igreja de Água de Meninos
Forte São Raimundo
Av.Jequitaia
Quartel de São Joaquim

Igreja de São Joaquim
Estação da Calçada
Igreja dos Mares

Largo dos Mares
Av, Fernandes da Cunha

Largo de Roma
 Igreja de Irmã Dulce
Obras sociais de Irmã Dulce

Av. Dendezeiros do Bonfim


Colégio da Policia Militar


Chegando ao Bonfim
 Ladeira do Bonfim- Solar Marbach
Igreja do Bonfim
Casas dos Romeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário