ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

FEIRA DE PESCADOS EM SÃO JOÃO DO CABRITO - PLATAFORMA

Como é de todos sabido, a invasão dos Alagados em Itapagipe em 1953 foi algo de desastroso ao meio ambiente da grande Enseada ali existente. Uma das consequências mais visíveis foi o afastamento dos peixes.  Não somente peixes, mas também caranguejos e siris.

Decorridos 62 anos da grande tragédia, eis que os peixes e mariscos de toda a natureza estão voltando. Nesse período se fez a contenção dos esgotos da grande invasão. Ainda não alcança toda a área, mas está bem melhor. A fauna está se re- estabelecendo.  Constata-se isso pela presença de muitos pescadores na grande área. Eles se reúnem na extremidade da Ponte São João em Plataforma. Fazem uma feira terra-mar das mais interessantes e curiosas da cidade de Salvador. 




Bacia do Cabrito - São João do Cabrito

domingo, 29 de novembro de 2015

ATENTADO DE PARIS

Algum tempo atrás fizemos uma postagem tratando do “Atentado de Boston”, onde dois malucos colocaram bombas na “chegada” da maratona daquela cidade americana, matando dezenas de pessoas.

Possivelmente, muitos estranharam  que um blog que trata da história da cidade de Salvador esteja se envolvendo com atentados do outro lado do mundo.

O que acontece é o seguinte: ninguém ou nenhum setor da atividade de divulgação pode ficar alheio a uma covardia dessa natureza. A sociedade não pode se calar numa hora desta.


Torre Eifel

Bem na hora do show

Bataclan- de1865

terça-feira, 3 de novembro de 2015

PENÍNSULA DE SALVADOR E DE ITAPAGIPE

Não perdemos a oportunidade de retratar de todas as formas e jeitos da Salvador de antigamente, principalmente em se tratando de Itapagipe, (a grande Península de Itapagipe), brotando de outra, qual seja a própria Cidade de Salvador que também é uma península.

Península de Salvador


Não é muito comum essa referência (Península de Salvador),aliás, é rara, mas precisamos ressaltar as nossas belezas, citá-las (No Brasil não há igual);é um acidente geográfico como poucos existentes em toda a humanidade. A Península da Italia é o grande ícone.

Há um detalhe, contudo, que torna a Península de Salvador ainda mais notável: dela brota outra península – a Península de Itapagipe, lugar magnífico, bucólico, com características muito próprias, singulares.  Não nos cansamos de retratá-las. É o que estamos fazendo mais uma vez

Entre tantos lugares magníficos, há que se destacar a Ponta do Humaitá, pedaço de terra que também avança para o mar.


PONTA DO HUMAITÁ

 A Ponta do Humaitá tem igrejinha, tem farol, velhas casas do tempo do Império , mar, e as pedras que lhe dão forma e, de um certo modo, proteção.

Belíssimo

Era assim no principio do século passado


O AVIÃO DE ONDINA - MIRAGE 3

MIRAGEM III (Foto de Robson Souza Santos)

Mais um tema a acrescentar ao Morro do Cristo. Assim era chamado quando o Cristo da Barra ficava nesse morro. Hoje é conhecido como Morro da Aeronáutica, onde funciona a Prefeitura da Aeronáutica. Na parte inferior do morro existe um espaço onde foi feito  um pequeno jardim, como parte da requalificação da Barra, Ondina e Rio Vermelho. Acabaram de concluir seu feitio e o fizeram com muita felicidade: colocaram no pequeno espaço,  como que voando, um Miragem III. Parabéns!

"Este monumento em Salvador, que enaltece a história da aeronave, é de suma importância para preservar a história da Força Aérea Brasileira (FAB)", lembrou o capitão Vicente Celino, responsável pela comunicação social da Aeronáutica em Salvador".