Claro que num
blog como este que focaliza principalmente a Cidade de Salvador, não poderia
passar sem registro a data dos 466 anos da cidade de Salvador, comemorada no
dia 29 de abril de 2015. Faço-o no dia de hoje, um dia após, ainda no limiar das
comemorações que se fizeram a respeito.
Todas as vezes
que se trata do aniversário da cidade, ressurge antiga celeuma sobre a data que se deva comemorar o feito, se na própria data da chegada de Tomé de Souza com suas sete naus ou meses depois quando realmente a cidade se construiu que nem em parte,
Os historiadores divergem:
Pedro Calmon e Edgard Cerqueira Falcão sugerem 1º de maio de 1549, uma data digamos mundial. Talvez mesmo por esta razão de caráter universal, teria sido rejeitada.
Pedro Calmon
Teodoro Sampaio
também admite a chegada de Tomé de Souza em Março e sugeriu uma data posterior em considerando o tempo de sua construção. Sugeriu 13 de junho, dia de Corpus Christi, sem
dúvida, uma data forte. Nesse dia se fazia e ainda se faz uma grande procissão.
Theodoro Sampaio
Diversas outras pessoas e entidades sugeriram diversas outras datas e estava ficando difícil encontrar uma unanimidade, digamos lógica.
Esta celeuma
histórica foi resolvida em 1952 pela portaria 299 de 11 de março assinada pelo
então prefeito da época o senhor Osvaldo Gordilho e “sacramentada”, digamos
assim, pelo Primeiro Congresso de História da Bahia; seria mesmo em 29 de março, data da chegada de Tomé de Souza no Porto da Barra..
Em nosso entendimento esta determinação sugere que, efetivamente Salvador começou na Barra, independentemente da construção ou não de uma cidade no alto do morro e a Barra nos dias de hoje pelo menos pela sua beleza a Barra faz jus a essa indicação.
Porto da Barra - Aqui chegou Tomé de Souza