Este blog focaliza a chamada Cidade Baixa de Salvador. Caminha pelos seus espaços olhando o presente,buscando o passado e, às vezes, projetando o futuro. O autor viveu muitos anos em Itapagipe. Vivenciou tanto o apogeu dessa área quanto a sua degradação. Tem muito o que dizer! A partir de janeiro de 2011 este blog começou a abordar também a Cidade Alta por entender que as duas partes da cidade se completam. As ladeiras e os elevadores ligam as duas; as pessoas ajudam transitando por eles.
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
MEU PRESENTE DE NATAL PARA TODOS OS AMIGOS
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
NATAL DE SALVADOR COM OU SEM COMPARAÇÕES
Fizemos uma postagem sobre o Natal de Salvador num instante
que um internauta de forma proposital ou não, publicou uma foto do Natal da
Espanha como sendo de Salvador, precisamente a Rua Chile.
Em verdade, parecia a Rua Chile, mas não era. A intenção do
cara era como que provar que a iluminação de Natal era uma imitação do da
Espanha. Um truque mal feito e de mau gosto.
Linda a iluminação da rua espanhola, mas não quer isto
significar que a iluminação de Salvador não tenha também sua beleza.
Tem e muito. É a mais bela do Brasil.
Em contrapartida publicamos algumas fotos iniciais e hoje
completamos com o Natal do Dique que não tem em nenhum outro lugar no mundo. Este sim é único!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
SIRI - AGNALDO AZEVEDO - UM GRANDE AMIGO NO ESPORTE
Quando fazemos uma postagem, claro que consultamos diversas
fontes principalmente na internet ou a internet nos indica outros meios de
buscar o que queremos. Numa dessas, deparamo-nos com uma foto de Agnaldo
Azevedo, o Siri.
Dizem que Siri faz parte mesmo do seu nome. Seria então
Agnaldo Siri Azevedo.
Produzia filmes. Trabalhou com Glauber Rocha em função
importante. Mas isso não importa. No momento quero lembrar Siri do outro lado
da mesa de tênis de mesa, como meu adversário. Jogava bem. Eu o respeitava não
somente como bom jogador, mas como uma pessoa íntegra e muito simpática.
Saudades campeão.
NATAL DE SALVADOR E DA ESPANHA
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Um pária da vida (existem muitos), publicou no Face Book uma foto do Natal da Espanha como sendo de Salvador. Citava que era a Rua Chile e parecia mesmo. Rasgou aquele elogio ao Prefeito mais com o intuito de prejudica-lo do que de elogiá-lo (percebe-se agora...)
Um pária da vida (existem muitos), publicou no Face Book uma foto do Natal da Espanha como sendo de Salvador. Citava que era a Rua Chile e parecia mesmo. Rasgou aquele elogio ao Prefeito mais com o intuito de prejudica-lo do que de elogiá-lo (percebe-se agora...)
Efetivamente, a rua iluminada da Espanha tem muita
semelhança com a nossa Rua Chile dos velhos tempos. O cara percebeu esse
detalhe e tacou ferro. Não é tão burro assim, mas falhou lamentavelmente e com segundas intenções.
E para provar que Salvador se coloca entre as cidades do mundo mais bem iluminadas parfa o Natal, dssfilaremos abaixo as primeiras fotos da sua verdadeira e única iluminação.
E para provar que Salvador se coloca entre as cidades do mundo mais bem iluminadas parfa o Natal, dssfilaremos abaixo as primeiras fotos da sua verdadeira e única iluminação.
Deixei o Dique do Tororó para uma segunda postagem. Não deixe de ver..
domingo, 27 de novembro de 2016
PRAÇA CASTRO ALVES E SEUS ELEMENTOS
No contexto da Praça Castro Alves, a primeira construção
feita no local foi o Teatro São João. Ainda não existia a estátua de Castro
Alves no local, dai a praça ser chamada de Largo do Teatro ou Praça de São
Bento, devido a proximidade com o a igreja São Bento, em cima da ladeira. Sua consrução deu-se no governo de João de Saldanha da Gama Melo Torres Guedes Brito, Sexto Conde da Ponte (1805-1809). Começou a funcionar em 1808. Algumas fontes informam que, em verdade, o teatro começou a funcionar em 1812.
Teatro São João -Gravura de autoria de Diognes Rebouças
Teatro São João em sua plenitude.
No local existia uma estatua dedicada a Cristóvão Colombo,
dentro de um chafariz que era conhecido como Chafariz de Colombo. São
desconhecidas as razões da referida instalação. Posteriormente, a estatua foi
instalada numa Praça no Rio Vermelho e o chafariz acha-se abandonado na Av. Garibaldi, segundo últimas
informações. De relação à estátua do descobridor da América nem o próprio
Estados Unidos conhece o assunto.
Mas vamos retroceder ainda mais no tempo. No século 16 a praça
era conhecida como Porta de São Bento da fortaleza que envolvia o núcleo da Cidade do Salvador.
No início do século 19, o local ainda era chamado de Portas de São Bento, até a
construção do Theatro São João,
em 1812, quando passou a ser chamado de Praça de São Bento, depois, Largo do
Theatro.
Finalmente, vamos falar da estátua de Castro Alves, grande marco
da cidade de Salvador.
"O monumento mede 6,80m e a
estátua de bronze do poeta mede 2,34m de altura. De um lado da coluna, há um
grupo em bronze, com 2,16m representando um anjo em posição de vôo, a levantar
uma mulher escrava pelo braço, erguendo-a à altura.
Do outro lado da
coluna, encontra-se um livro aberto com uma espada atravessada, tendo em letras
douradas o seguinte verso: Não cora o sabre de ombrear com o livro.
Em placa de
mármore, numa das faces da base, lê-se: A Bahia a Castro Alves.
Em 1971, por
ocasião do centenário de morte do poeta, seus restos mortais foram transferidos
do cemitério do Campo Santo para o monumento que, assim, passou também a ser
túmulo de Castro Alves”.
Nasceu na fazenda Cabaceiras,[1] a
sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de
"Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão,
motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso
mais inspirado poeta condoreiro. |
Nasceu na fazenda Cabaceiras,[1] a
sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de
"Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia.
Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão,
motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos".
O nome Kursaal em alemão, como era conhecido o
referido cinema, significa cassino. Por uma grande coincidência, mais tarde
começou a funcionar no fundo do cinema o Tabaris Night Clube, praticamente um
cassino. Durou até o ano de 1968 quando se tornou apenas uma arremedo soturno
do que outrora foi.
Cinema Guarani também conhecido como KURSALL (cassino)
No lugar onde foi instalado o Kursall (Hoje Cinema Glauber Rocha) - antigo Guarany, existia uma mansão com uma bela alameda, aliás, um grande alameda. Árvores de grande porte por todos os lados. Acreditem!
Mais ou menos, na mesma época, foram construídos os
edifícios do jornal A Tarde (1928-1930) e da antiga Secretaria de Agricultura,
completando o conjunto de edificações da Praça Castro Alves. No que se refere
especificamente ao edifício da Secretaria da Agricultura é importante salientar
que o mesmo substituiu um ponto muito
interessante que antes era exercido pelo Teatro São João que foi destruído por
um incêndio. Ele era esquina da porta Sul da antiga cidade de salvador. Na
parede do prédio existe uma placa indicativa do fato.
Do outro lado a indicação da tradicional esquina era o
edifício do jornal A Tarde. O espaço que abrigava, até o século XVIII, as
portas de Santa Luzia, pertencente aos antigos muros de defesa de Salvador,
quedou desfigurado com o sinistro [incêndio] que se abateu sobre o velho Teatro
São João. A Praça Castro Alves impunha-se, entretanto, como espaço carregado de
significado na imagem da cidade daqueles tempos, como ainda continua, de
maneira diversa, metamorfoseada em palco das “ruidosas manifestações populares”.
Era o portal de entrada de uma das ruas mais sofisticadas da Cidade da época, a
Rua Chile. Tinha restado, então, somente como marco definidor da praça do poeta
maior, o velho Kursaal, depois Cinema Guarany, que o Cavaleiro Filinto Santoro
legou à Cidade do Salvador, mas cujos ventos da modernização acabaram por
apagar sua feição original bastante peculiar. Para recompor a dignidade do
antigo logradouro foi edificado no local do desaparecido teatro, o antigo
prédio da Secretaria de Agricultura e um degradado sobrado foi demolido para
dar lugar ao Edifício A Tarde, ambos afiliados ao Déco. Fundado em 1912, o
Jornal A Tarde, ainda incipiente, deambulou por alguns locais da cidade.
Antes
de ter sua sede instalada na Praça Castro Alves, ocupou imóveis nas ruas da
Preguiça e Santos Dumont, no Comércio, local que escapou por pouco dos efeitos
de um grande incêndio ocorrido nas imediações. O jornal foi crescendo e, com a
necessidade de receber novo maquinário, de maior porte, de modo a propiciar a
circulação de um jornal moderno, para a época, foi adquirido, em 18/4/1928, um
terreno
SECRETARIA (HOJE PALÁCIO DOS ESPORTES)
O edifício atual é projeto e construção da
famosa firma E. Kemnitz & Cia. Ltda.5 , que muitas obras e projetos fez, em
diversas partes do Brasil, Os subsolos e os dois primeiros pavimentos eram
ocupados pelo jornal, assim como o primeiro andar, no qual ficavam a
administração e a redação. Do segundo ao quarto andares encontravam-se
consultórios médicos, odontológicos, escritórios de advocacia, negócios e
escritórios de engenharia, como o da famosa Companhia Construtora Norberto
Odebrecht. O quinto e o sexto andares eram ocupados por certo hotel (Hotel
Wagner), desde os primeiros tempos, o que determinou um tipo de ocupação
extremamente eclético para o edifício. Merece destacar o fato de que o último
andar constituía-se, na composição da fachada, como uma espécie de andar ático,
uma reminiscência, sem dúvida, do classicismo
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
A BARRA AMEAÇADA PELOS GRANDES EDIFICIOS
Acaba de ser denunciada pela imprensa mais uma jogada de
mestre. Desta feita no Porto da Barra, aonde Thomé de Souza chegou com suas
caravelas para fundar a cidade de Salvador.
É sabido que, nesse tempo, o local já era habitado pelos
portugueses que aqui chegaram e construíram uma pequena aldeia, poderíamos
assim chamar, sob a direção de Francisco
Pereira Coutinho, desembarcado em 1536.. Era conhecida como Vila do Pereira.
Até hoje a Barra, principalmente o Largo da Barra e pedaço
da av. 7 de setembro, conhecido como Porto da Barra, vem mantendo a regra urbana, muito importante numa cidade como Salvador.
Forte Santo Antônio
Forte Santa Maria
:
O conjunto maravilhoso do forte e da Igreja de Santo Antônio no alto
Igreja Santo Antônio da Barra
Pois bem! É neste espaço de igrejas e fortes que querem consruir um hotel de 33 andares.O espaço já está devidamente reservado com tapumes, nome do arqjuiteto, prontinho para começar a obra.. O MSN já publicou na inernet uma materia com foto do dinossauro:
Sinalizado à esquerda com uma oval.
Acontece que em meio a isto, surge a informação que o sr Gedel |Vieira Lima, hoje ministro, foi apontado como sendo proprietário de um dos apartamentos. O deputado nega esta aquisição e todo o Brasil aguarda os acontecimentos. Por enquanto ficamos aguardando os acontecimentos.
O caso acima tem uma certa semelhança com o edificio construido atrás da Igreja da Vitória,. Essa igreja também é tombada pela União e toda a aréa ao sedor (300 m2) é igualmente tombada. No local existia a Mansão Wilberger que foi colocada abaixo sem dó nem piedade,,apesar de ser uma reliquia.
Edificio Wildberger
O conjunto da obra
´Mansão Wildbeger
Destruida sem dó nem piedade
Repete-se, portanto, em termos bem parecidos com o que houve no |Largo da Vitória quendo se construiu um predio gigantescom nas proximidades da Ifreja da Vitoria qie é tombada peloa \União;
HOTÉIS PALACE E MERIDIONAL
Não é questão de saudosismo. Em verdade trata-se de beleza
estética urbana. Estamos nos referindo a derrubada do edifício onde funcionava o Hotel Meridional na Rua Chile e em seu lugar
foi construído o atual edifício Bráulio
Xavier de não sei quantos andares. Corria o ano de 1960. Ultra- moderno, um
gigante urbano, em meio às belas casas da Rua Chile já chegando na Praça
Castro Alves, ao lado do Edifício A Tarde.
Vejamos fotos da época, desde que só palavras não bastam. É
preciso ver. Felizmente, contamos com excelentes fotos daquela época
(1930/1950). Bem em nossa frente, um pouco à esquerda, vamos o edifício onde
funcionava o Hotel Meridional. Um pouco artrás o Palace.
Palace em reforma
sábado, 1 de outubro de 2016
O PREFEITO TEM UM PROBLEMÃO NAS MÃOS.
Neste domingo teremos a votação chanada municipal, ou sejam prefeitos e vereadores. Sempre é uma oportunidade de se pedir que votemos nos canditatos mais capacitados, mas desta vez, o pedido é para escolher as pessoas mais capacitadas e principalmene honestas.
Sabemos que é dificil determinar quem é sério ou não e mesmo quem é ou não capactiado, mas temos que usar todos os meios possíveis para determinar estas qualidades. As pessoas enganam muito.
Um dos caminhos é verificar se o candidato já exerceu a pofissão em outra oportunidade e o que fez pela sua cidade. Senão, precisamos pesquisar dentro da comunidade quem é a pessoa fisica dentro desse contexto. .
Tem havido casos de se votar em analfabeto e principalmene, há inúmeros exemplos de candidatos que sao jogadoes de futebol, palhaços, etc. e se aproveitam da fama. O que irão fazer essas pessoas nas câmaras? Nada!
Felizmente, Salvador está livre dessas escolhas exêntricas que nada tem a haver com a direção da cidasde, É o caso da escolha para prefeito. O candidato ACM Neto teve ocasião de fazer uma gestão como prefetio senãio impecável, pelo menos, muito substancial. Praticamene, mudou a face da cidade em muitas localidades.
Se for eleito e é o que parece pelas pesquisas, deverá se dedicar a estruturar nossa cidade com mais hospitais, escolas, creches, encostas, isto é, toda uma área básica de uma cidade onde se possa viver com mais tranquilidade e terá que ser rápido desde que pretende se candidatar a governador. Serão apenas dois anos e meio. É um tempo muito curto.
Por essa razão o seu vice deve ser bem preparado e so há um geito dessa situação ser bem resolvida: este homem deve governar praticamente junto com o \prefeito desde o principio do governo. Só tem esse jeito.
É um problemão, mas tenho confiança no "baixinho de dilma" para tudo sair bem,
Sabemos que é dificil determinar quem é sério ou não e mesmo quem é ou não capactiado, mas temos que usar todos os meios possíveis para determinar estas qualidades. As pessoas enganam muito.
Um dos caminhos é verificar se o candidato já exerceu a pofissão em outra oportunidade e o que fez pela sua cidade. Senão, precisamos pesquisar dentro da comunidade quem é a pessoa fisica dentro desse contexto. .
Tem havido casos de se votar em analfabeto e principalmene, há inúmeros exemplos de candidatos que sao jogadoes de futebol, palhaços, etc. e se aproveitam da fama. O que irão fazer essas pessoas nas câmaras? Nada!
Felizmente, Salvador está livre dessas escolhas exêntricas que nada tem a haver com a direção da cidasde, É o caso da escolha para prefeito. O candidato ACM Neto teve ocasião de fazer uma gestão como prefetio senãio impecável, pelo menos, muito substancial. Praticamene, mudou a face da cidade em muitas localidades.
Se for eleito e é o que parece pelas pesquisas, deverá se dedicar a estruturar nossa cidade com mais hospitais, escolas, creches, encostas, isto é, toda uma área básica de uma cidade onde se possa viver com mais tranquilidade e terá que ser rápido desde que pretende se candidatar a governador. Serão apenas dois anos e meio. É um tempo muito curto.
Por essa razão o seu vice deve ser bem preparado e so há um geito dessa situação ser bem resolvida: este homem deve governar praticamente junto com o \prefeito desde o principio do governo. Só tem esse jeito.
É um problemão, mas tenho confiança no "baixinho de dilma" para tudo sair bem,
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
UM 'CACIQUE" MUDANDO A HISTÓRIA
Faz pouco
tempo que fizemos uma postagem sobre a Praça Castro Alves. Destacamos, principalmente, o que se considera como a verdadeira Praça Castro Alves, ou seja,
onde se acha o monumento ao poeta Castro Alves.
Mais antigamente, a
praça possuia o famoso Teatro São João destruído por um incêndio em 1939.
No local foi construído um edifício onde veio a funcionar a Secretaria de
Obras Públicas do governo baiano.
Anteiormente, ostentava uma chafariz com um monumento dedicado a Cristovão Colombo. Hoje está no Rio Vermelho, sem chafariz.
Anteiormente, ostentava uma chafariz com um monumento dedicado a Cristovão Colombo. Hoje está no Rio Vermelho, sem chafariz.
Palacio dos Esportes - Foto antiga
A foto acima
mostra o referido edifício. Hoje, no local funcionam Federações de Esportes.
Na sua
esquina começa a Rua Chile e exatamente ali foi construída a Porta de Santa
Luzia, ao tempo da construção da cidade de Salvador na atual Praça Thomé de Souza.
Tudo então
perfeitamente delineado e tido como definitivo.
Antigamente,
em frente à praça funcionava um abrigo de bondes.
E do outro
lado o que funcionava, desde que a Praça Castro é todo um conjunto de prédios e
monumentos ali existentes, tanto de um lado como do outro?
A maioria
das publicações históricas informa que do outro lado da praça funcionava o
Cinema Guarany e o enorme prédio do Jornal A Tarde, hoje sendo reformado para
se tornar um hotel de luxo. Além dissso, funcionava o Restaurante Cacique. Publicamos foto do mesmo em postagem anterior.
Cacique
Forçoso fazer uma ressalva: esta foto é absolutamente isolada, ou seja, não se a tem no conjunto da praça. Será que o Cacique que se vê acima não é o restaurante a que estamos nos referindo? Mas o porque da dúvida?
A mesma surge à partir do momento que se descobre uma outra foto do conjunto de prédios existentes desse lado da praça. Ei-la:
O outro lado da praça
Não aparece na mesma o Cacique retratado e nominado anteriormente. O que está havendo? Contra fatos não há argumentos. A foto acima é incontestável! Mostra o outro lado da praça em toda a sua plenitude e o "Cacique" que vimos anteriormene não aparece. No local, vê-se um prédio com três ou quatro andares, relativamente grande, metade das dimensões do cinema ao lado. Parece mais uma igreja, cercado, plantações à frente, sem dúvida bonito, mas algo extranho, não sabemos porquê, mas extranho volto a repetir. Seria uma residência? É o mais provável por um detalhe: à sua frente vê-se um cercado. Fosse outra coisa é não haveria o mesmo, bem como plantações.
E com essa extranhesa no ar, deveremos voltar ao assunto, mas peço aos meus leitores de todas as partes que se manifestem para a ajudar a esclarecer essa grande dúvida.
terça-feira, 20 de setembro de 2016
PRAÇA CASTRO ALVES - PRAÇA DO POETA
Toda e qualquer cidade tem seu destaque urbano, nem que seja
formada por uma só rua. Conheço algumas no interior do Estado. Tratemos de
Salvador, cidade à beira-mar. Na maioria das cidades nessas condições, a
avenida que contorna o mar, é o grande destaque. Os prédios são construídos com
vista para o mar. Tem maior valor monetário. Salvador não foge a regra.
Contudo, quem vem de fora pode dar maior valor visual a uma rua ou praça do
centro de onde pouco se vê o mar ou simplesmente não é visto. São Paulo, por
exemplo, é uma dessas cidades onde suas grandes avenidas e suas praças
conseguem ser admiradas.
Salvador tem as duas coisas: o mar em diversos pontos da
cidade e, consequentemente, suas avenidas de contorno, mas é inegável que
certas partes do seu centro chamado histórico, impressionam mais o visitante e
mesmo ao habitante natural. Falta cuidado dos poderes públicos para aumentar
essa admiração.
O primeiro destaque, talvez prioritário, da cidade de
Salvador é a Praça Castro Alves, bem no centro de Salvador, conhecida de todos na
maioria dos seus detalhes, mas, possivelmente, desconhecida da sua história. Esta
é bem significante e curiosa. Como se formou este lugar tão escasso de espaço? Tão
irregular! Às vezes não parece uma praça. O tráfego de veículos se faz bem ao
meio, separando-a um lado do outro. Num desses lados expõe a bela estátua de
Castro Alves; noutro um cinema com sua história e ao lado um edifício enorme que
abrigou o maior jornal de Salvador e agora se prepara para ser um grande hotel.
Deverá ser maravilhoso: terá como vista principal a Baia de Todos os Santos
Antiga Praça Castro Alves- Esta foto é posterior ao incendio do Teatro São João
Ao lado do antigo cinema Guarany funcionava o Bar e
Restaurante Cacique. Ficava aberto o dia todo, mas era de noite ou na
madrugada, que vibrava com a presença dos grandes boêmios da noite baiana e das
lindas mulheres do Tabarís Night Club que funcionava ao lado do Cinema Guarany,
bem ao fundo, como que escondido. Sua entrada era na lateral do cinema. A
famosa casa de diversão dos anos 30 a 60 fechou suas portas em 1968. Exibiu as
grandes companhias do Brasil e do mundo, as grandes orquestras, os melhores
cantores.
Cacique
Entrada do Tabaris ao lado do Cima Guarany
Quando não era o Cacique, eram os bordéis da Ladeira da
Montanha que acolhiam os incansáveis boêmios do centro de Salvador e, em
seguida, iam comer o feijão de Zé do Muro na própria praça. Muitos, entretanto,
desciam a Ladeira da Preguiça em direção ao antigo Mercado Modelo e ficavam lá
até o dia clarear ao som dos berimbaus que começavam a ser tocados pelas suas
cordas maravilhosas.
Retornando exclusivamente
á praça, primeiramente, se instalou um
monumento que teria sido um “pelourinho”. Depois veio um monumento
representando uma índia; posteriormente a estátua em homenagem a Cristovão
Colombo até alcançarmos o belo monumento ao poeta dos poetas, nosso grande
Castro Alves. Morreu cedo; se tivesse vivido mais e o mundo estaria mais aos seus pés, encantado. Foi
um homem apaixonado em todos os sentidos: pelas mulheres e pela sua cidade.
Castro Alves
Claro que algo
precisava ser feito em frente ao teatro. Formou-se uma praça. De logo foi feita
uma balaustrada do lado do mar com acesso de moradores que possivelmente
moravam mais abaixo do morro Só há essa explicação para as duas curvaturas da
refeida balaustrada que veremos na gravura adiante. Não se pode concluir de
outra maneira. No centro da praça colocou-se um monumento que parece ser o
“pelourinho” de Salvador.
Praça com a picota no cenro e a balaustrda em curvas
Muitos haverão de
extranhar que se fale ou se refira a Pelourinho que não o grande espaço de
praças, casas, igrejas e museus de todos nós conhecido. Sem dúvida que
continua sendo o mesmo conjunto maravilhoso.
Em verdade,
contudo, pelourinho também é o local onde se toturava escravos antigamente.
Geralmente era representado por uma coluna e, naturalmente algo onde se prendia
o escravo a ser torturado.
Em algumas
cidades era conhecido como picota. Perteciam
à Prefeitura, mas também tinham direito a um pelourinho ou picota os grandes
donatários, bispos e os mosteiros, como prova e instrumento da jurisdição
feudal.
“Segundo a Wikipédia os
pelourinhos foram pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão
ou o símbolo da liberdade. Para alguns historiadores, como é o caso de Alexandre Herculano, o termo pelourinho só começa a
aparecer no século XVII, em vez do termo picota, de origem popular. A partir
dessa altura passou a ser apenas o marco concelhio. Antes dessa altura, segundo
Herculano, o pelourinho era uma derivação, de costumes muito antigos, da ereção
nas cidades do ius italicum das estátuas de Marsias ou Sileno,
símbolos das liberdades municipais. Mas outros historiadores remetem para a
Coluna ou Coluna Moenia romana, poste erécto em praça pública no qual os
sentenciados eram expostos ao escárnio do povo.”
Pelourinho ou picota de Mariana
Picota do Maranhão
Mas antes da
praça ser do peeta, onde se encontra o seu corpo, ela foi a Praça do Teatro.
Efetivamente do lado sul do morro que
ali existia, ergueu-se um teatro, estilo pombalino, chamado Teatro São João em homenagem ao rei D.João III de
Portugal. Ele esteve em Salvador conhecendo o mesmo.
Esse teatro pertencia ao governo, era
ponto de encontro dos aristocratas e intelectuais, onde funcionou o
Conservatório Dramático da Bahia (CDB). Foi fundado pelo dramaturgo
Agrário de Menezes, para incentivar os escritores a acolher grupos de
dramaturgia da cidade.
O teatro São João foi freqüentado por
inúmeros nomes das artes cênicas, musicais e literárias, como Xisto Bahia, um
dos maiores comediantes brasileiros, o maestro Carlos Gomes e o poeta Castro
Alves. O edifício colonial foi destruído em 1923, por um incêndio misterioso.
Em cima do morro - este foi o começo
Parece que antes do século XV terá
havido algumas execuções nos pelourinhos. Mas a partir daí não há provas que
tal sucedesse, pelo menos em relação às execuções capitais.
Posteriormente, os pelourinhos foram
usados para serem o local onde eram lidos os “pelouros”, que eram as decisões
tomadas pelas Câmaras Municipais de cada cidade. E assim sendo por todo o
Brasil há registro de pelourinhos, cada um de uma forma.