A Baía de Todos os Santos possui 56 ilhas. Muitas dessas ilhas são vistas de quem está em Salvador, inclusive de quem está na Cidade Baixa. Esta é uma vista, digamos, a nível do mar. Vemos seus morros e alguma vegetação. De Mar Grande, chegamos a ver sua igrejinha.
A maior e a mais importante das ilhas é a de Itaparica. Outras ilhas importantes, que compõem roteiros turísticos, são Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos, Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca e Uruabo.
Vamos estender esta visão graças aos recursos do Google Earth. Naturalmente que não podemos mostrar suas 56 ilhas. Podemos nos contentar com algumas delas, as mais importantes ou as mais bonitas.
Ilha de Itaparica
Ilha Bom Jesús dos Passos
Ilha do Mêdo
Ilha de Madre de Deus
Ilha de Maré
Ilha dos Frades
Pontos de mergulho
Enquanto as atividadas da pesca vão se estinguindo, felizmente a atividade de mergulho continua firme. A poluição generalizada não deu ainda para prejudicar a visão dos restos dos diversos navios naufragados na Baía de Todos os Santos. O único prejuízo é a diminuição da visibilidade da água. A BTS ainda é um paraíso para os mergulhadores de todo o País. Acima, um mapa com os principais pontos de mergulho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário