A estação da Calçada foi construída em 1860 e reformada em 1981 com a atual fachada.
Era assim
Bem frente à estação tem um monumento. É um busto sobre um pedestal de mármore, em homenagem ao senhor Lauro Farani de Freitas. A maioria das pessoas acha que a colocação desse monumento ali, foi devida à morte trágica do referido senhor quando fazia campanha para governador em 1951. O avião que viajava caiu nas proximidades da cidade de Bom Jesus da Lapa em 15 de abril de 1951. Não foi somente por isto. O senhor Lauro Farani Pedreira de Freitas – este era o seu nome completo – havia sido Presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e Sergipe e Diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro. Era um homem do setor. Dedicou grande parte de sua vida à Viação Federal Leste Brasileiro.
Lauro Farani Pedreira de Freitas nasceu na cidade de Alagoinhas Bahia, Brasil em 15 de abril de 1901.
Filho de Graciliano Marques Pereira e Marianina Farani de Freitas, Lauro de Freitas Formou-se Engenheiro Civil na Escola Politécnica da Bahia. Foi desenhista e inspetor de obras de arte; professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia; superintendente da CCFFEB, em Salvador; presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe; diretor da VFFLB. Foi eleito constituinte e deputado federal, pela Bahia, em 1945.
Líder do vitorioso movimento de encampação da ferrovia baiana pelo Governo Federal, que resultou no surgimento da VFFLB, da qual foi o primeiro diretor. Lauro de Freitas foi um incansável batalhador pela melhoria de todos os serviços e da expansão da ferrovia por todo o território regional.
Morreu na cidade de Bom Jesus da Lapa aos 49 anos de idade, vitima de um acidente aéreo em plena campanha como candidato ao Governo do Estado da Bahia, no dia 11 de setembro de 1951. Em sua homenagem, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador recebeu o seu nome.
Principais realizações de Lauro de Freitas na administração da VFFLB:
• Construção das oficinas de Aramari, São Francisco, Periperi, São Félix e Bonfim;
• Remodelação da estação da Calçada e Construção de mais de 400 estações;
• Construção da ponte São João, com 600 m;
• Construção da ponte de Mapele, com 720 m;
• Construção dos trens “azul” e “alumínio”;
• Recuperação de mais de 2.500 km de linha;
• Prolongamento da linha em Sergipe até a margem do São Francisco.
•
Fonte: CTS
Adiante, vamos desfilar uma série de fotos da referida estação, desde o seu hall de entrada até o setor de embarque. Seus trens, inclusive o espaço interno de uma das suas cabines.
Bem frente à estação tem um monumento. É um busto sobre um pedestal de mármore, em homenagem ao senhor Lauro Farani de Freitas. A maioria das pessoas acha que a colocação desse monumento ali, foi devida à morte trágica do referido senhor quando fazia campanha para governador em 1951. O avião que viajava caiu nas proximidades da cidade de Bom Jesus da Lapa em 15 de abril de 1951. Não foi somente por isto. O senhor Lauro Farani Pedreira de Freitas – este era o seu nome completo – havia sido Presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e Sergipe e Diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro. Era um homem do setor. Dedicou grande parte de sua vida à Viação Federal Leste Brasileiro.
Lauro Farani Pedreira de Freitas
Filho de Graciliano Marques Pereira e Marianina Farani de Freitas, Lauro de Freitas Formou-se Engenheiro Civil na Escola Politécnica da Bahia. Foi desenhista e inspetor de obras de arte; professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia; superintendente da CCFFEB, em Salvador; presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe; diretor da VFFLB. Foi eleito constituinte e deputado federal, pela Bahia, em 1945.
Líder do vitorioso movimento de encampação da ferrovia baiana pelo Governo Federal, que resultou no surgimento da VFFLB, da qual foi o primeiro diretor. Lauro de Freitas foi um incansável batalhador pela melhoria de todos os serviços e da expansão da ferrovia por todo o território regional.
Morreu na cidade de Bom Jesus da Lapa aos 49 anos de idade, vitima de um acidente aéreo em plena campanha como candidato ao Governo do Estado da Bahia, no dia 11 de setembro de 1951. Em sua homenagem, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador recebeu o seu nome.
Principais realizações de Lauro de Freitas na administração da VFFLB:
• Construção das oficinas de Aramari, São Francisco, Periperi, São Félix e Bonfim;
• Remodelação da estação da Calçada e Construção de mais de 400 estações;
• Construção da ponte São João, com 600 m;
• Construção da ponte de Mapele, com 720 m;
• Construção dos trens “azul” e “alumínio”;
• Recuperação de mais de 2.500 km de linha;
• Prolongamento da linha em Sergipe até a margem do São Francisco.
•
Fonte: CTS
Adiante, vamos desfilar uma série de fotos da referida estação, desde o seu hall de entrada até o setor de embarque. Seus trens, inclusive o espaço interno de uma das suas cabines.
Nenhum comentário:
Postar um comentário