Não se pode falar em Itaparica sem que haja uma referência à sua água mineral proveniente da Fonte da Bica. Vamos começar com o painel ostentado no local e a foto da mesma:
Segundo o rótulo das garrafas de água mineral, durante o período de sua comercialização, trata-se de águas bi carbonatadas e sulfatadas com teores de ácido carbônico, teor de radioatividade na fonte, a 20 graus centígrados de 0.82 meches.
A crença popular também indica que estas águas possuem um excepcional poder digestivo e diurético sendo recomendada especialmente para pacientes com problemas no fígado e baço.
"Água fina que faz velha virar menina". Era a sua maior propaganda. Afrodisiaca! Segundo análises de laboratórios, a água de Itaparica é semelhante à de Evian, na França, e age não pelo que leva ao organismo e sim pelo que dele tira.
A fonte dessa água foi descoberta durante a Revolução Francesa em 1789, na pequena cidade de Evian-des-Bains, próxima ao lago Léman (batizado de Lago de Genebra pelos vizinhos suíços). Tem sua origem na chuva e na neve que caem nos altos dos montes Chablais nos Alpes Franceses.
A de Itaparica tem origem no Morro de Santo Antônio. Mais simples!
Nenhum comentário:
Postar um comentário