segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PONTE SALVADOR-ILHA DE ITAPARICA

A ponte que se pretende construir ligando Salvador à Ilha de Itaparica é o assunto do momento em nossa capital. Realmente é importante!

As pessoas que pensam no progresso enxergam nesse equipamento uma diminuição de cerca de 120 quilômetros de distância entre o sul e o norte. Isto é, os veículos ao chegarem a Santo Antônio de Jesus, pegam a estrada que liga esta cidade até Mar Grande e daí atravessam na ponte (ou de ponte, como queiram) até Salvador. São 91.075 km. a menos do que se dirigir até Feira de Santana e daí para Salvador, numa distância de 176.533 km.

Servimo-nos do Google Earth para precisar esses dados.


 
Santo Antônio-Salvador – 85.458 km. (TRAÇO VERMELHO / Salvador-Feira de Santana-Salvador –176.533 km. (TRAÇO AMARELO).

Já as pessoas lúdicas (1) só pensam que a ilha vai acabar, principalmente Itaparica. Seu grande forte virá abaixo. A Igreja de Nossa Senhora da Piedade será violada e o Solar do Rei será invadido pelos pobres de Salvador.

(1) O nome Luddismo (com dois d) se origina de Ned Ludd, líder do movimento de pessoas que invadiram as indústrias e destruíram as máquinas em 1811 na Inglaterra. Segundo eles, as máquinas estavam tirando o emprego de muita gente.
Da mesma forma que a Revolução Industrial modificou o mundo como um todo, apesar dos prejuízos localizados e pessoais dos ingleses, a Ponte Salvador-Ilha de Itaparica trará grandes benefícios à região como um todo, a médio e a longo prazos.

Numa hora como essa, não se pode pensar e agir como os operários ingleses. Tem-se que se pensar em Nazaré das Farinhas, em Santo Antônio de Jesus, em Valença e tantas outras cidades do recôncavo sul cujos produtos de seu naipe de produção chegarão a Salvador mais rapidamente e, consequentemente, com um custo de frete bem mais em conta. A metade praticamente!

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