ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

terça-feira, 2 de agosto de 2016

A NOVA PRAÇA DODÔ E OSMAR - reformulada

Há alguns meses atrás, fizemos uma postagem sobre a Praça Dodô e Osmar ao final da Avenida Beira-Mar e lamentamos o seu formato, principalmente em razão de que não souberam aproveitar a praça ao lado, absolutamente livre para uma junção dos dois espaços, um originado pela antiga fábrica de chocolate Barreto de Araújo e o outro pela antiga Praça Divina ao lado.

((EX pRAÇA DIVINA)

Não temos a menor dúvida que qualquer arquiteto por mais inexperiente que fosse, teria feito um projeto unindo os dois espaços. Era lógico, podemos assim dizer. Os dois espaços, um criado pela então fábrica de chocolate e a Praça Divina ali existente ha mais de 100 anos, propiciaria a criação de um belo e sensacional espaço de lazer, talvez uma das belos de Salvador, desde que  não se pode esquecer que o maior lado do espaço é ocupado pelo mar, afora a tradição do local, etc. etc.



 Além de feia, lamentamos que o seu arquiteto não tenha percebido que ao lado esquerdo da referida praça, existia  a Praça Divina, que de “divina” não tinha nada, apesar de sua localização privilegiada. 

Praça Divina

Ficou um horror!

Tecnicamente, logicamente, tudo, as duas praças deveriam se transformar numa só. O pior dos arquitetos faria isso.

Ainda em tempo, quando a reforma da Av. Beira Mar ainda se encontrava em frente ao Colégio Santa Bernadete e as obras tiveram uma longa paralização, alguém de bom senso na Prefeitura reconheceu o erro cometido e houve tempo para  projetar e construir uma praça mais digna, muito embora ainda muito longe de um ideal paisagístico. 



Acima a praça que fizeram inicialmente. Nem árvores possuía! O maior espaço foi destinado a um campo de futebol de areia numa área repleta de muitos outros campos a beira-mar. Em dias de sol, a partir das 10 horas, ninguém podia pisar na mesma, diferentemente dos campos improvisados à beira mar sempre úmidos pela proximidade com o mar.

Por fim e que fim, como será chamada a nova praça? Divina ou Dodô e Osmar. Se for Divina estará respeitando a tradição do local, nas proximidades do Senhor do Bonfim, dai o seu nome ou Dodô e Osmar, homenageando os dois grandes músicos baianos. Parece que os músicos levaram a melhor: a praça chamar-se-á Dodô e Osmar. Divino!
A nova praça - Passeios coloridos- Árvores - Mar
Passeio

Nenhum comentário:

Postar um comentário