Faz pouco
tempo que fizemos uma postagem sobre a Praça Castro Alves. Destacamos, principalmente, o que se considera como a verdadeira Praça Castro Alves, ou seja,
onde se acha o monumento ao poeta Castro Alves.
Mais antigamente, a
praça possuia o famoso Teatro São João destruído por um incêndio em 1939.
No local foi construído um edifício onde veio a funcionar a Secretaria de
Obras Públicas do governo baiano.
Anteiormente, ostentava uma chafariz com um monumento dedicado a Cristovão Colombo. Hoje está no Rio Vermelho, sem chafariz.
Anteiormente, ostentava uma chafariz com um monumento dedicado a Cristovão Colombo. Hoje está no Rio Vermelho, sem chafariz.
Palacio dos Esportes - Foto antiga
A foto acima
mostra o referido edifício. Hoje, no local funcionam Federações de Esportes.
Na sua
esquina começa a Rua Chile e exatamente ali foi construída a Porta de Santa
Luzia, ao tempo da construção da cidade de Salvador na atual Praça Thomé de Souza.
Tudo então
perfeitamente delineado e tido como definitivo.
Antigamente,
em frente à praça funcionava um abrigo de bondes.
E do outro
lado o que funcionava, desde que a Praça Castro é todo um conjunto de prédios e
monumentos ali existentes, tanto de um lado como do outro?
A maioria
das publicações históricas informa que do outro lado da praça funcionava o
Cinema Guarany e o enorme prédio do Jornal A Tarde, hoje sendo reformado para
se tornar um hotel de luxo. Além dissso, funcionava o Restaurante Cacique. Publicamos foto do mesmo em postagem anterior.
Cacique
Forçoso fazer uma ressalva: esta foto é absolutamente isolada, ou seja, não se a tem no conjunto da praça. Será que o Cacique que se vê acima não é o restaurante a que estamos nos referindo? Mas o porque da dúvida?
A mesma surge à partir do momento que se descobre uma outra foto do conjunto de prédios existentes desse lado da praça. Ei-la:
O outro lado da praça
Não aparece na mesma o Cacique retratado e nominado anteriormente. O que está havendo? Contra fatos não há argumentos. A foto acima é incontestável! Mostra o outro lado da praça em toda a sua plenitude e o "Cacique" que vimos anteriormene não aparece. No local, vê-se um prédio com três ou quatro andares, relativamente grande, metade das dimensões do cinema ao lado. Parece mais uma igreja, cercado, plantações à frente, sem dúvida bonito, mas algo extranho, não sabemos porquê, mas extranho volto a repetir. Seria uma residência? É o mais provável por um detalhe: à sua frente vê-se um cercado. Fosse outra coisa é não haveria o mesmo, bem como plantações.
E com essa extranhesa no ar, deveremos voltar ao assunto, mas peço aos meus leitores de todas as partes que se manifestem para a ajudar a esclarecer essa grande dúvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário