terça-feira, 16 de setembro de 2014

OCEANÁRIO DO RIO VERMELHO - ESSA É A OPORTUNIDADE!

Como já é de todos sabido, da mesma forma que aconteceu na Barra, o Rio Vermelho será todo requalificado. Mais do que necessário! Da mesma forma que na Barra, o Rio Vermelho estava precisando a algum tempo de uma reforma de peso como a que agora se propõe a Prefeitura.

Possivelmente, o projeto já se encontra pronto, mas ainda poderá sofrer algumas modificações ou acréscimos. No caso seria  acréscimo.

Projeto da reforma do Rio Vermelho

Estamos sugerindo “acrescentar” um oceanário no referido projeto. Por quê?

Primeiramente, um oceanário é uma atração turística muito forte, inclusive financeira. Por exemplo, o Oceanário de Lisboa, recebeu cerca de 900 mil visitantes em 2012, cerca de 320 portugueses e 600 mil turistas.  O de Aracaju também  é um sucesso.

Oceanário de Lisboa

Oceanário de Aracaju


Em segundo lugar e talvez principalmente, o Rio Vermelho sempre foi um lugar ligado a atividade da pesca. A colônia de pescadores ali existente é uma das mais antigas de Salvador. Das suas praias sai todos os anos o “Presente de Iemanjá”. A rainha do mar tem uma estátua e um santuário dedicado à Santa do mar. Em suma é o lugar certo para o oceanário. Tem-se agora a oportunidade ou nunca mais.


Tradição

Onde seria? Poderia ser no espaço indicado acima.


Estendendo mais a sugestão, poder-se-ia aproveitar o bloco rochoso em frente à foz do rio que ali desemboca. Far-se-ia um "acréscimo", algo tal qual se sugere adiante:


Se o frade José de Santa Rita Durão fez surgir dessas pedras um Caramuru que nunca existiu, porque não enaltecer a beleza da mulher brasileira em formato de peixe, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário