segunda-feira, 30 de março de 2015

SALVADOR COMEÇOU NA BARRA

Claro que num blog como este que focaliza principalmente a Cidade de Salvador, não poderia passar sem registro a data dos 466 anos da cidade de Salvador, comemorada no dia 29 de abril de 2015. Faço-o no dia de hoje, um dia após, ainda no limiar das comemorações que se fizeram a respeito.

Todas as vezes que se trata do aniversário da cidade, ressurge antiga celeuma sobre a data que se deva comemorar o feito, se na própria data da chegada de Tomé de Souza com suas sete naus ou meses depois quando realmente a cidade se construiu que nem em parte, 

 Os historiadores divergem: Pedro Calmon e Edgard Cerqueira Falcão sugerem 1º de maio de 1549, uma data digamos mundial. Talvez mesmo por esta razão de caráter universal, teria sido rejeitada. 


Pedro Calmon 

Teodoro Sampaio também admite a chegada de Tomé de Souza em Março e sugeriu uma data posterior em considerando o tempo de sua construção. Sugeriu  13 de junho, dia de Corpus Christi, sem dúvida, uma data forte. Nesse dia se fazia e ainda se faz uma grande procissão.


Theodoro Sampaio

Diversas outras pessoas e entidades sugeriram diversas outras datas e estava ficando difícil encontrar uma unanimidade, digamos lógica.

Esta celeuma histórica foi resolvida em 1952 pela portaria 299 de 11 de março assinada pelo então prefeito da época o senhor Osvaldo Gordilho e “sacramentada”, digamos assim, pelo Primeiro Congresso de História da Bahia; seria mesmo em 29 de março, data da chegada de Tomé de Souza no Porto da Barra..


Em nosso entendimento esta determinação sugere que, efetivamente Salvador começou na Barra, independentemente da construção ou não de uma cidade no alto do morro e a Barra nos dias de hoje pelo menos pela sua beleza a Barra faz jus a essa indicação.


Porto da Barra - Aqui chegou Tomé de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário