terça-feira, 12 de abril de 2016

A BELA BACIA DO CABRITO NO SUBÚRBIO DE SALVADOR

Ao longo desses 6 anos que é o tempo da existência desse blog, fizemos uma série de postagens sobre a invasão dos Alagados do Porto dos Mastros. Seria o bastante não fosse novos elementos esclarecedores que a todo momento surgem.

Mostramos a ação impiedosa de aterragem de grande parte do mar desde as proximidades do Largo do Papagaio até principio da Ribeira, oferecendo todas as condições para a construção de milhares de palafitas que deram origem ao que  se chama “Alagados, hoje abrigando mais de cem mil pessoas.





No todo o que há de mais cruel e lamentável foi a tomada pelas palafitas do mar, desde uma das extremidades do Largo do Papagaio, ao lado da Fábrica de Tecidos dos Machado, ainda hoje com sua faixada em pé, até o principio da Ribeira. A partir dai se construiu um cais que se estende até o Porto da Lenha. Nesse espaço o mar foi respeitado até hoje. 

Antiga fábrica de produtos testeis no \largo do \Papagaio


Há quem duvide que essa contenção deveu-se a construção desse cais. Teria ajudado na decisão o fato de que ali se disputavam as famosas regatas de barco à remo. (Deve ter contribuído).
.
Hoje temos uma prova mais cabal e consistente dessa contenção por um cais. Está ali, na própria Baía de Itapagipe!  Referimos-nos a Bacia do Cabrito nas proximidades. Nela não houve invasão de palafitas ou o quer que seja.


Em seguida publicamos  uma foto do seu interior:


Bacia do Cabrito- \bucólico- acolhedor - poético

Não houve invasão de palafitas e ate o mangue foi relativamente preservado.

Beira-Mar do Cabrito

A bacia ainda com mangues

Mas nada é por acaso. O cais que contorna toda a ||Bacia do Cabrito foi construído para sustentar a ferrovia que se ia construir no local, ligando  Salvador ao  Rio São |Francisco; Parte dela passaria pela |Bacia do Cabrito. e em 28 de junho de 1860 foi inaugurada.pela empresa Bahia and San  Francisco Company,O trem contornava toda a Bacia do Cabrito.até que em 1952 foi inaugurada a \ponte São João, ligando Lobato a Pla
\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\




Nenhum comentário:

Postar um comentário