terça-feira, 25 de outubro de 2011

RIO CAMARAJIPE

O Rio CamaruJipe é o principal rio de Salvador. Tem 14 quilômetros de extensão. Nasce na Boa Vista de São de Caetano e desemboca na Praia do Costa Azul. Praticamente corta a cidade de ponta a ponta. Deve ter sido um rio maravilhoso antes da ocupação habitacional da cidade. Percebe-se isto ao final dele, quando se alarga como deveria ter sido quase todo o seu percurso.

Abaixo, todo o trajeto do Rio Camarajipe. Quando se aproxima da sua embocadura, forma um afluente, o Rio Lucaia, que desemboca no Rio Vermelho.

Infelizmente, o “grande rio” para uma cidade como Salvador, está completamente poluído. A maioria das construções feita em torno, canalizou seus dejetos para ele. É a antiga mentalidade que ainda perdura nos tempos atuais. Fica fácil! É mais barato! Coisas dessa natureza.

Essa turma devia pagar por isto. O crime já prescreveu, dirão os advogados. Ledo engano. O crime está sendo constatado agora mesmo, quando já se tem uma melhor consciência dos fatos. Seria viável a cobrança de uma taxa extra por residência ou fábrica que tenha ou esteja poluindo o rio no seu trajeto. O dinheiro arrecadado seria aplicado na sua recuperação. Dizem os técnicos que ainda está em tempo.





Há uma tendência quase geral, inclusive nós, de chamar esse rio de CAMARUGIPE. Em verdade, contudo, seu nome verdadeiro é CAMARAJIPE, nome associado à existência em suas margens de uma planta chamada Camará - Lantana Camará, Lantana aculeata ou ainda Lantana Brasilensis, arbusto de folhs aromáticas e frutos vermelhos, abundantes nas imediações desse rio.
 
Aprofundando o estudo sobre esse rio, podemos dizer que suas nascentes encontram-se pr´xoimas à Pirajá, nos bairros de Marechal Rondon, Boa Vista de São caetano, Calabetão e Mata Escura. Seu leito sinuoso passa nas imediações dos bairros de Pero Vaz, IAPI, Caia D'Água, Pau Miudo e Saramandaia.

A título de curiosidade e maior conheciento desse rio, o Rio das Tripas, é um dos principais afluentes do Rio Camarajipe. Nasce na Barroquinha e atualmente segue seu curso em galerias subterrâneas, recebendo a partir dessa área contribuições da Ladeira do Funil, Largo das 7 Portas, Av. Barros Reis, Cidade Nova, Matatu, Vila Laura e adjacências, até encontrar o Rio Camarajipe na altura da Rótula do Abacaxi.

O nome do Rio das Tripas deve-se ao fato de sua nascente ficar próxima ao primeiro matadouro da cidade que lançava no cjurso d'água seus restos.
Ouro afluente do Canarajupe é o Rio Campinas, também chamado Bonocô. Hoje, encontra-se todo canalizado.
 
 
 

 

Um comentário: