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segunda-feira, 4 de março de 2013

A PONTE SALVADOR-ITAPARICA COM TUNEL


Na última edição do jornal A Tarde o articulista especializado em urbanismo, aliás, muito bom, tratou da futura ponte Salvador-Itaparica ou Salvador-Mar Grande. Na oportunidade, ventilou a possibilidade de a ponte ter uma parte submersa bem ao centro dela, na meia travessa, a fim de permitir a passagem das grandes estruturas de refino de petróleo e afins. Disse claramente que o sistema móvel que se pensa usar é obsoleto e não se usa mais. A maresia lhe causa sérios danos e o custo de manutenção se torna gigantesco.
Coincidentemente, este assunto já foi tratado nesse bllog e as nossas impressões       coincidem totalmente com a do articulista. Citamos exemplos, inclusive com fotos de algumas pontes que usam o sistema subterrâneo.
Ponte de Oresund
 
Na Dinamarca
 
Há um ponto, entretanto, que queremos destacar. O custo da obra. Cai pela metade ou mais. Por quê? O sistema de túnel  permite que se faça uma ponte menos alta, talvez a metade do que pensa fazer. Em consequência, uma ponte mais rasa, digamos assim, irá provocar menor impacto visual ao entorno da Baia de Todos os Santos. 
Projeto de nossa ponte
Mas fazer um túnel na parte  mais profunda da Baia de Todos os Santos não será fácil, poderão comentar alguns. Para esses, esclareça-se que talvez não seja necessário  cavar um túnel. Ele é móvel. São estruturas de concreto que se vão juntando umas às outras e formam um túnel. Em sendo assim, elas poderão se acentar no fundo do mar ou se não quizer diminuir a profundidade, bastante cavar o espaço a assentar os múdulos. É uma boa forma de diminuir ainda mais os custos.
Em tempo, podemos informar que no Rio de Janeiro já se pensa fazer um tunel ligando o Rio a Niterói. Será uma linha de metrô. Enquanto isto o nosso anda tomando sol e chuva. Apenas isso.Vai se acabar assim.

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