Foto antiga do Farol da Barra e o Obelisco então existente no princípio da Av. Oceânica
A
foto acima é absolutamente singular em muitos aspectos. No primeiro plano
mostra-nos o belíssimo obelisco então existente no principio da Avenida
Oceânica na Barra. Obelisco?! Sim. Devido as suas dimensões e seu
posicionamento na avenida, pode sim ser considerado um obelisco. Não se pode
considerar como sendo apenas uma grande “luminária”. Tem uma representação muito acima
disso.
Av. Oceânica - Ainda não existia o Ed. Oceania que foi construído em 1942
Obelisco
Outra singularidade apresentada nessa foto é a
balaustrada em frente ao forte. Hoje ela não existe. Não se pode afirmar que
não combina com o ambiente. Dá até uma
certa singularidade. A entrada a esquerda do monte ainda não existia, consequentemente o espaço hoje existente desse lado, não existia.
A terceira singularidade diz
respeito à torre do Farol. Todo branco. Hoje ele é pintado de preto e branco. Seria
uma tendência mundial? Parece que não. As cores preferidas dos faróis pelo
mundo são vermelho e branco. Parecem
mais alegres Vejamos alguns exemplos:
Farol do Canal de Beagle
Farol de Gibraltar
Farol de Hanzghur na China
Farol de Westerheversand
Farol do Pargo na Ilha de Madeira
Por fim, até nosso farol de Itapuã é pintado de vermelho e branco:
Farol de Itapuã
Após a publicação dessa postagem, recebemos do Dr. Sérgio Netto, grande geólogo e homem do mar (é um grande iatista) uma observação de relação às cores dos faróis. Existe uma razão técnica de visibilidade. As cores mais visíveis são o vermelho junto com o branco, como está pintado o nosso Farol de Itapuã. E porquê o Farol da Barra não usa as mesmas cores? É preto e branco. Anteriormente era só branco. Aliás, o branco é o que proporciona mais visibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário