quinta-feira, 30 de outubro de 2014

INEMA: A PRAIA DOS PRESIDENTES

A Presidente está na Bahia para descanso e mais uma vez na Praia de Inema, no subúrbio ferroviário de Salvador. 

Nessa praia já estiveram os presidentes Fernando Henrique Cardoso e Lula, bem como a própria Dilma em outra oportunidade.

Por essa razão, já está sendo chamada de “Praia dos Presidentes”.

Deve ser uma praia maravilhosa? Sem dúvida que é, afora as circunstâncias naturais de segurança. Nas proximidades funciona a Base Naval de Aratu, pertencente à Marinha do Brasil.

Este blog já teve a oportunidade de editar uma postagem sobre a mesma em 2 de novembro de 2010 e agora seleciona alguns informes, atendendo ao aumento da curiosidade do público em razão das últimas eleições.

Primeiramente, destaca a localização dessa praia no contexto da Baia de Todos os Santos. Fica ao fundo da mesma. Vejam as fotos aéreas pelo sistema Google Earth:




Logo após vejamos o significado de INEMA em tupi-guarani: “água apodrecida”, nada condizente com a sua importância e fama.

É que os índios ao seu tempo denominavam os acidentes geográficos conforme suas características e uma das características dessa praia é possuir uma água misturada com calcário em suspensão que a torna turva.

Aliás, uma das razões da instalação no local, anos atrás, de uma fábrica de cimento (CIMENTO ARATU) foi a grande quantidade desse mineral em toda esta região, principalmente o Conquífero formado pela acumulação de conchas.

Antiga Fábrica de Cimento Aratu 

Ante a surpresa que nos assaltou, fomos pesquisar nomes parecidos com Inema e o mais próximo encontrado foi IPANEMA, famosa praia carioca. Seu significado é bem aproximado ao de Inema: água suja.


Praia de Ipanema
Excluindo os extraordinários morros do Rio de Janeiro, a Paia de Inema é muito mais bonita. Vejam:
Enseada de Inema (Incluem-se a Praia do Tubarão e a Praia de Inema).
Extraordinária praia de Inema


Vista do mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário