Nos dias de Carnaval, quando a folia se convergia para a Cidade Alta e a Barra, fomos olhar com cuidado o bairro do Comércio e, diante do que vimos, ficamos a imaginar como deveria ser bela essa parte da cidade pelos idos de 1900, antes das obras de construção do Porto de Salvador.
Discutimos essa questão em diversas postagens. Concluímos que o porto poderia ter sido feito para os lados de Água de Meninos e São Joaquim como, aliás, agora se pretende com sua ampliação, ampliação esta que vai proporcionar a verdadeira eficácia técnica, isto é, o que temos hoje, o que chamamos de porto hoje, posiciona-se como o “pior porto do Brasil”, atrás até de portos como o de Aracaju.
Para que essa idéia seja ainda melhor, o porto da capital baiana em 2006, ficou atrás de quase todos os portos do Nordeste, a exemplo de Suape (Pernambuco), que atingiu 5,2 milhões de toneladas, Maceió (4,7 milhões/t) e Aracaju (3,7 milhões/t). O Porto de Salvador ficou na 29º posição no ranking de movimentação de cargas em 2006 (último levantamento) com aproximadamente 2.8 milhões de toneladas, representando apenas 0.40% do comércio exterior do Brasil.
Note-se, entretanto, que o Porto de Aratú movimentou 28.1 milhões de toneladas ficando na sétima posição contra os 2.8 milhões de toneladas do Porto de Salvador.
Para ser instalado, vejam o que ele botou abaixo:
Cais das Amarras - E o belíssimo conjunto de prédios estilo pombalino que o contornava.
A maior parte dessa estrutura veio abaixo. Vejam o que restou e se terá uma melhor idéia da beleza dessas construções.
Esta é uma pequena amostra. Existem centenas! Era um espaço de luxo e beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário