sábado, 23 de outubro de 2010

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR - 8 - LOBATO: O PEQUENO LOBO


LOBATO – O PEQUENO LOBO


Primeiro Poço Brasileiro de Petroleo


Contamos na postagem anterior a comovente história do engenheiro agrônomo Manoel Ignácio Bastos. Quase o passaram para trás na trajetória da história do descobrimento do petróleo no Brasil. Não fosse a aguerrida iniciativa de sua esposa, D. Diva, e o referido senhor não teria sido considerado o verdadeiro descobridor do petróleo brasileiro.

Verdade que ele não teve oportunidade de presenciar esse magnífico triunfo. Já tinha morrido! Aliás, quando Getúlio Vargas veio à Bahia para inaugurar o marco desse descobrimento com o nome de outra pessoa, Manoel Ignácio agonizava num leito de um hospital em Bom Jesus da Lapa. De certo modo, foi bom estar longe dos foguetes que estouravam na Ribeira, enquanto Getúlio Vergas e Oscar Cordeiro se dirigiam de lancha para o manguezal de Lobato, devidamente capinado para a chegada do presidente.


Discute-se muito sobre a origem do nome Lobato. Algumas fontes indicam que a localidade no subúrbio ferroviário de Salvador tem esse nome em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Como se sabe, o escritor foi um grande defensor das pesquisas sobre o petróleo brasileiro. Ele contradizia relatórios de autoridades até estrangeiras, de que no Brasil não havia petróleo. Chegou até ser preso por essa santa discórdia.

Na verdade, contudo, tudo não passou de uma grande coincidência de nomes. Monteiro Lobato, o escritor, defensor do petróleo brasileiro e a localidade onde ele foi descoberto, Lobato.

Então, vamos a verdadeira origem: Gabriel Soares de Souza em sua magnífica obra “Tratado Descritivo do Brasil” em 1587 já se referia ao nome Lobato. Diz ele: “Francisco Rodrigues Lobato foi um senhor de engenho, dono da região onde existiu uma pedreira de nome Lobato”. Nas proximidades fora descoberto o petróleo brasileiro e baiano de Lobato.

Para encerrar a história, há que se dizer que Lobato significa “pequeno lobo”. Há algumas coincidências com o próprio feito da descoberta do petróleo, mas deixemos para lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário