terça-feira, 13 de setembro de 2011

PITUBA – CLUBE PORTUGUÊS

Entre os clubes que aproveitaram a concessão da Prefeitura de Salvador para construir sua sede do lado do mar, destacou-se o Clube Português da Bahia. Foi quem obteve o espaço mais privilegiado, ou seja, nada mais, nada menos, que o pedaço da Praia da Pituba onde a natureza se manifesta com maior beleza. Vejam só


Nas marés vazias, formam-se dezenas de bacias entre rochas umedecidas e até limosas. Acima, começo da vazante.

Era de se esperar que na construção da sua sede, fosse aproveitado este bem natural como mais um atrativo ou, melhor dizendo, como principal atrativo. Mas não! Fez-se a sede com frente para a avenida, cobrindo toda a beleza do mar naquele local. O fundo poderia se abrir para a natureza com um restaurante panorâmico.


Algo assim seria pedir demais:


A sede de praia do Clube Português da Bahia, com 2.500 m2 de área, foi inaugurada em 1963 e suas atividades se enceraram em 2001. Foi fundado no Gabinete Português de Leitura Seu primeiro presidente chamava-se Narciso Alves da Cunha. O último, não sabemos dizer.





Aliás, nesse sentido, só recentemente os nossos arquitetos e urbanistas, os fazedores das cidades, deram-se conta da força do mar da Bahia. É o caso dos edifícios do Corredor da Vitória, a maioria voltada para o mar, para o sol de poente. Também é o caso dos compradores dos prédios da Rua Direita de Santo Antônio, apostando no futuro. É o caso até da Prefeitura tentando desapropriar, ou já tendo desapropriado, todas as construções feitas entre a Rua Barão de Cotegipe e Boa Viagem na Cidade Baixa.


Em todos os três casos acima citados, o que se via e ainda se vê? Residências diversas voltadas para as ruas e avenidas e os quintais do lado do mar, como que o desprezando. Pior! Era o esgoto de todas elas.


Apesar de tudo, não era para o Clube Português da Bahia falir como faliu. Dos três clubes beneficiados com a concessão da Prefeitura ( E.C. Bahia- Espanhol e Português) foi o único que chegou ao estágio máximo de insolvência.


Dizem que este fato tem muito a haver com a decadência financeira dessa colônia em Salvador, antes riquíssima, proprietária de grande parte do comércio e que, de uma hora para outra, ou melhor dizendo, na mudança de uma geração para outra, deixou a “peteca” cair em várias áreas.

Mas vejam como se deu a falência que poderia ter sido evitada. Existia uma lei ou ainda existe que estabelece que os clubes sociais-esportivos (caso do Clube Português )formadores de atletas, eram isentos de IPTU (altíssimo, cobrado da mesma maneira que um shopping).

O Clube Português formava atletas principalmente de natação de Sandra Sampaio e de hóquei sobre patins de Fernando Jardim. Não pagava essa taxa.


A Prefeitura que já estava de olho naquele espaço recebeu de bandeja o velho Clube Português da Bahia. Velho de tradições e histórias sem fim.
Uma delas vale á pena contar e se prende a esta situação vexatória desse ex-maravilhoso clube.
Conta-se que, mesmo o clube fechado, alguns aficionados do snooker “penetravam” por uma falsa porta e no antigo salão de jogos (ainda existia uma mesa) passavam tardes inteiras jogando. Rigorosamente o jogo só ia até as 17 horas. A luz já havia sido cortada! O vigia era conivente, aliás, uma santa conivência.



E no local a Prefeitura fez uma praça horrorosa, sem graça, sem nada. Qualquer cidade do mundo “amaria” possuir uma área como esta. Pensou-se num Oceanário e nada. Seria um grande atrativo, super diferenciado. Existem poucos no País, apesar de sua extensão litorânea.


A única coisa que se salva é o monumento Caravela de autoria de Chico Liberato. Muito bonito!

A obra, com mais de 7 metros de altura, visa representar a "revolucionária saga dos navegadores portugueses e ressalta a importância do desbravador Vasco da Gama". Nas "velas" da "caravela" estão gravadas a Cruz de Cristo, bem como o símbolo da religião de origem africana praticada localmente (candomblé), Opaxoró de Oxalá, simbolizando - também - a diáspora africana.

2 comentários:

  1. Pak job Ads and advertisements for
    Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and
    http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan. Pak job Ads and advertisements for
    Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and
    http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan. Pak job Ads and advertisements for
    Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and
    http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan. Pak job Ads and advertisements for
    Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and
    http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan.

    ResponderExcluir
  2. MEU SAUDOSO CLUBE PORTUGUÊS SINTO MUITAS SAUDADES POIS A 30 ANOS SAI DA MINHA TERRA, ALAGOINHAS-BA E AO ME ADAPTAR A MINHA NOVA MORADIA A PITUBA, MEU SAUDOSO PADASTRO, JOSÉ DE SOUZA VIEIRA LIMA, SE TORNOU SÓCIO DESTE CLUBE EM 1983 COLOCOU EU E MINHA IRMÃ COMO DEPENDENTES, AI FIZ GRANDES AMIGOS E ME TORNEI CONHECIDO COM0 JURUNA O GOLEIRO SEMPRE PRESENTE EM CAMPEONATOS INTERNOS DO CLUBE, LEMBRO DAS VIRADAS DE ANO ,DO BAILE DE IEMANJÁ, INTERNACIONAIS E O CARNAVAL ONDE SUA DECORAÇÃO ERA O GLAMOUR DA PITUBA.MEU SAUDOSO CLUBE PORTUGUÊS QUE SAUDADES OFEREÇO ESTE DEPOIMENTO A O SAUDOSO PIU QUE TOMAVA CONTA DOS PATINS E DAS BOLAS E NOS TRATAVA COM CARINHO. QUE DEUS PROTEJA ONDE ESTIVEREM A TODOS OS ASSOCIADOS E EX FUNCIONÁRIOS DESTE CLUBE QUE FOI MUITO MARAVILHOSO NA MINHA ADOLESCÊNCIA.LEMBRANDO QUE SEU ULTIMO PRESIDENTE FOI O Sr. ÍTALO MANDARINO HOMEM INTEGRO.

    DÉCIO ICÓ DA SILVA ( JURUNA )

    ResponderExcluir