sexta-feira, 27 de junho de 2014

MORDIDA DE LUIZ SUAREZ


A mordida acima vai ficar na história do futebol ou dos esportes de um modo geral. O jogador italiano Chiellini foi vítima de uma mordida do jogador Uruguai Luiz Suarez na partida no último dia 24 entre as seleções da Itália e do Uruguai pela Copa do Mundo.

Verdadeiramente, um ato inusitado. Não diria pouco comum, desde que o próprio Luiz Suarez já foi protagonista de outra mordida no Campeonato Inglês, onde atua. Jogavam Liverpool (time de Suarez) e Chelsea e a vítima naquela ocasião foi o jogador Branislav Ivanovic.

Também em outros esportes já aconteceram mordidas, como por exemplo na luta de boxe pelo título mundial: Mike Tyson mordeu a orelha de Hollifield:




Só o Presidente do Uruguai,  José Mujica considerou o ocorrido como uma “coisa quase normal” ao declarar: “Não vi ele morder ninguém (então não estava assistindo a partida), mas eles trocam socos e chutes e aguentam isto. No futebol, me ensinaram, o que vale é o que manda o juiz. Se vamos tomar as decisões no futebol pelo que sai na televisão, teremos um montão de pênaltis e outras coisas que deveriam marcar e não marcam. Suarez não foi selecionado para ser filósofo, mecânico ou para ter bons modos” .
Desculpe senhor Presidente. Realmente ele não foi selecionado para ser filósofo e mecânico, mas ter bons modos é obrigação de qualquer pessoa em qualquer profissão e ocasião. Por outro lado, os tempos são hoje, de alta tecnologia. O futebol está se integrando a esse tempo, haja vista, a marcação de um gol com vistas a entrada ou não na bola após a linha de gol determinada por sistema eletrônico.
Foi o que aconteceu na mordida de Luiz Suarez. A televisão pegou o lance canibal. Ao juiz da partida não foi mostrado o vídeo, mas todo o estádio viu o lance. Posteriormente, em reunião plenária A FIFA aplicou a pena.

Mas que mania desse jogador em morder os outros! Já o tinha feito na Inglaterra onde joga. Repetiu a dose na Copa do Mundo. Os entendidos chamam essa “vontade” de morder os outros de  Dacnomania.
Certamente esta palavra se originaria do Conde Drácula que mordia todo o mundo.

         Mas, aproveitando a oportunidade que Luiz Suarez nos oferece vamos relacionar as mais poderosas mordidas do mundo animal, inclusive do homem. Este, ao mastigar tem uma força de mordida calculada em 30 quilos por polegada quadrada, contudo as pessoas que inconscientemente rangem os dentes à noite, uma desórdem chamada bruxismo, empregam ainda mais força na mastigação. Outra coisa, os homens possuem uma mordida mais forte do que as mulheres e as pessoas mais novas mordem mais forte do que os idosos. A força da mordida nos seres humanos e nos animais pode ser medida através de um dispositivo eletrônico chamado “gnatodinamometro”.

E a força das mordidas dos animais?


Tigre de Bengala: 473 kg. - Onça Pintada:270 kg. - Hiena: 480 kg.- Pit Bual: 106 kg - Hipópotomo: 875 kg.- Dragão de Komodo: 10 kg; Urso Pardo:540kg. Gorila: 100 kg.


De resto a Internet não perdoa. Suarez está em todas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário