terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRIPLA HOMENAGEM

Numa área totalmente degradada da Preguiça, mais precisamente, num espaço de estacionamento de veículos, em frente à Escola de Aprendizes de Marinheiro, fomos encontrar um monumento que, pelas suas características, talvez seja o único em toda Salvador. Simplesmente, ele presta uma homenagem, num só bloco, a três ilustres baianos que viveram na década de 1890. Não conhecemos nenhum outro que tenha “concretizado” esta tripla façanha. Vejamo-lo:



Tripla homenagem

A homenagem é dirigida a três irmãos, Manoel, Antônio e José, todos Pereira, com destaque para o primeiro, Manoel Vitorino Pereira. Foi médico e jornalista inicialmente. Em seguida foi Presidente do Estado da Bahia e Senador. Foi presidente interino do Brasil entre 1896/1897 quando Prudente de Morais afastou-se por motivo de saúde. Assim, foi o único baiano a assumir a presidência da República do Brasil. Seus irmãos também foram médicos e jornalistas.

2 comentários:

  1. Caro Eduardo,



    Embora não versado na informática, fui tentado conhecer seu blog. E fiquei muito impressionado. A qualidade do seu trabalho é digno dos maiores elogios e de uma maior divulgação. Você disseca, numa linguagem agradabilissima, a Cidade Baixa de Salvador tocando nos seus mais variados aspectos mostrando verdadeiro conhecimento do assunto, além das primorosas fotografias no ontem e no hoje.

    Queria registrar, também, como voce complementou primorosamente o trabalho de Geraldo Leal sobre os bondes. Meus parabens.





    Abraços



    Paulo Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Também cheguei ao seu blog por acaso, ao pesquisar sobre os três irmãos Pereira e me defrontar com a sua observação de que encontrou um monumento triplo em local inadequado, na Conceição da Praia. Também acho ! Na verdade, este ,monumento andou passeando...
    Ocorre que sou neto do escultor Pasquale De Chirico , autor da obra, e que estou procurando coletar dados para colocar no meu blog , não apenas a imagem dos monumentos , como alguns dados pessoais dos três irmãos, no que estou encontrando dificuldade. Embora seja neto do autor, não disponho de arquivos e anotações e apenas o que consigo me lembrar do que ouvi durante os doze anos de minha vida que convivi com ele. O Senhor teria algo que pudesse me informar além do que está no seu blog ? O meu endereço eletrônico é " sarnelli@gmail.com " - moro no Rio Vermelho.
    O blog, através do qual, homenageio o meu avô materno, é o ' DECHIRICOARTESEARTISTAS.BLOGSPOT.COM/ - coloco obras dele e de diversos outros artistas baianos, sempre acompanhados de alguns dados. A propósito, a estátua de Castro Alves está em recuperação.
    Meu nome completo é Bartolo Sarnelli.

    Sim,o seu trabalho me interssou muito., A partir de hoje estarei acompanhando pois também eu sou apaixonado por esta velha Salvador.

    ResponderExcluir