ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

segunda-feira, 5 de março de 2012

CASARÃO DOS GONÇALVES NA CONTORNO

Continuamos focando a Avenida do Contorno. Estivemos na sua encosta e abordamos o Convento de Santa Tereza, ali incrustado. Só há um acesso: pela Rua Democrata, saindo na Av. Visconde de Mauá ou em sentido contrário, pela Ladeira da Preguiça. Na mesma área, existe uma casarão tradicional que chama a atenção por quem passa pela Contorno: é a Casa dos Gonçalves.




Visto do alto


Pertence à família Gonçalves de Walter Gonçalves, industrial paulista que veio se instalar na Bahia nos anos 40\50 com uma fábrica de saltos de madeira para calçados femininos. O estabelecimento ficava há poucos metros de sua residência na Preguiça.
 
Primeiramente, veio só à procura de um lugar para morar com sua família. Sua filha, Mary Gonçalves nadava em São Paulo pelo Tietê Esporte Clube e se tornou campeã sul-americana. Em Salvador procurou pessoas ligadas à natação. Encontrou Otávio Dantas, o Tavinho que lhe indicou o referido casarão, então pertencente à família Maia. Walter gostou e o comprou. Posteriormente, ali perto instalou a sua indústria.
 
Quando Walter Gonçalves morreu, sua filha Mary continuou morando no casarão até o ano passado e foi com muita relutância que mudou-se para a Graça.


Possivelmente, o lugar irá se transformar num hotel ou no grande conjunto residencial, desde que o local é super privilegiado. Irá acontecer o mesmo que nem o local onde funcionava a Boite Clok. Estão fazendo ali belíssimos apartamentos com frente para o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário