Nas eleições nos ano de 1990 o
então candidato à Prefeito, Pedro Irujo, apresentou um projeto para a
construção de teleféricos em diversas partes de Salvador. Se fosse eleito, ele
o faria. Foi ironizado por diversos setores da imprensa e demais candidatos.
Teleféricos em Salvador, cidade dos elevadores e planos inclinados.!? Este cara deve
está maluco!
Sr. Pedro Irujo
Hoje se sabe que existe um projeto de autoria dos escritórios
AAP Arquitetura e Urbanismo (Salvador) e Brasil Arquitetura (São Paulo)
denominado Nova Cidade Baixa onde se prevê a construção de diversos
periféricos: um deles com 1.3 quilômetros ligando o Largo dos Aflitos ao Museu de
Arte Moderna (MAM); ou outro com cerca de 570 metros articulando o Largo de
Santo Antônio até onde é hoje o quartel dos Fuzileiros Navais e mais um outro
articulando a Liberdade com o Terminal Marítimo, afora outras combinações.
Projeto dos periféricos para Salvador
Em verdade, demorou muito para
que se pensasse com maturidade nesse meio de transporte para Salvador, uma
cidade como que típica, feita, para Periféricos, como é para elevadores e
planos inclinados, felizmente percebidos muitos anos atrás.
E não se diga que os periféricos
sejam uma novidade em nossa terra. Estão aí os periféricos da Vitória, ligando
os grandes edifícios dessa via ao mar para deleite dos seus moradores. Não
deixa de ser um exemplo a ser seguido em outras partes da cidade onde as
construções são em cima do morro (Santo Antônio, Lapinha, Liberdade, São
Caetano, etc.)
Corredor da Vitória - Periféricos em toda a sua extensão
Um dos periféricos da Vitória
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