terça-feira, 29 de julho de 2014

O ANTIGO E O NOVO SHOPPING DO AEROCLUBE

Nos tempos da juventude, os belos tempos, costumava praticar caça-submarina em frente ao antigo Aeroclube de Salvador. Cerca de 50 metros da praia têm umas formações de recifes extraordinárias. Era o mundo dos budiões batata. À  vezes apareciam os azuis. Eram maravilhosos, mas ariscos. Era difícil pegá-los. Hoje com a contaminação de nossas águas por empresas do Polo Petroquímico, você só vê “marias preta”, um peixinho de cor negra menor que um palmo. Ninguém os pega, por isso são muitos.


Budião batata

Budião Azul

Maria Preta

Local 

Pois bem. Um dia indo pescar,  encontrei o acesso ao local fechado. Estavam demolindo o antigo aeroclube. Iam construir no local um grande shopping.  Transferiram as operações de poso e decolagem para Itaparica.

Antigo Aéreo Clube

Para os aviadores amadores não deve ter sido boa coisa. Para mim também não foi. Nunca mais pesquei  no local. Consequentemente, os budiões batata ficaram livres de minha presença. Era uma ameaça constante.
Com o tempo comecei a acompanhar a construção do shopping. Uns caixotes de cimento armado. Horríveis.  Sem nenhuma estética. Foi inaugurado. Pouca gente gostou. Tinha pouca frequência. Foi um fracasso comercial.

Antigo shopping

Agora estão prometendo algo melhor, especial, de luxo. Não sei se tem vista para o mar. Os restaurantes e os bares poderiam ser construídos com vista para o mar. Mas não acredito. Há uma espécie de inclinação para esconder o mar da Bahia. Salvador está cheia de exemplos dessa inclinação. Na Cidade Baixa os armazéns do Porto, a Rua Barão de Cotegipe e a Luiz Tarquínio na sequência,  tomam a vista do mar. Ele só reaparece na Boa Viagem.


Querem mais um exemplo? Na Vitória de antigamente todas as casas tinham a frente voltada  para a avenida e os fundos (quintais) para o mar. Quando se construíram os grandes edifícios dessa avenida, voltaram-se  para o mar, mas quem passa na avenida  ninguém  o vê. Só ressurge esfuziante no Porto da Barra e vai assim até o Cristo. Daí até Ondina o mar de novo se esconde atrás dos morros inacessíveis, desde que Bases Militares e hotéis tomaram a sua vista.

Outro exemplo marcante são as casas de Santo Antônio Além do Carmo. A frente para a rua e os fundos para o mar. Os novos proprietários estão reformando esse imóveis e abrindo espaços com vista para o mar. Dobraram o valor dos mesmos.

Exemplo significante da Bahia antiga é a Igreja da Sé que já foi catedral da Bahia. Ela tinha a frente voltada para o mar. Já a nova catedral sempre teve os fundos voltados para o mar. Tradicionalmente!

De relação ao novo shopping, estão prometendo algo sensacional. Tomara! As fotos de seu projeto indicam boa coisa.:

Maquete do novo shopping

Parte interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário