Talvez seja voz geral que os filmes em 3D sejam uma inovação
dos tempos atuais, desse século pelo menos, contudo o autor desse blog assistiu
no antigo Cinema Art na Rua d’Ajuda um filme com esta técnica pelos idos de 1953.
Sim, isto mesmo: 1953.
Muita gente com quem comentei este fato não acreditou; deu
até risada. Ele está de brincadeira!
Não estou! Ainda recentemente a revista Veja publicou uma
reportagem sobre o filme Bwana Devil, o primeiro filme rodado no sistema 3D.
Nos Estados Unidos estreou em 1952; aqui um ano depois.
Aqui funcionava o Cinema Art. Parte do nome foi mantida. TEMPERO E ARTE.
Claro que não poderíamos deixar passar a ocasião para escrever sobre essa técnica de filmar. Vamos nos servir dos entendidos:
Condensado de um comentário:
"Com o
surgimento nos últimos anos da tecnologia 3-D Digital, animadores e
cineastas podem enganar seus olhos de uma forma mais real como se você
realmente estivesse vendo o filme através de uma janela
entre o mundo real e o mundo fantástico do cinema1 .
Mas não é
tão simples, tudo depende de ilusões de ótica para criar
cenas panorâmicas e com profundidade ou objetos que parecem saltar da tela. Os
humanos têm visão binocular,
ou seja, cada olho enxerga uma imagem diferente e o cérebro as combina em uma
única imagem. O cérebro utiliza a sutil diferença angular entre as duas imagens
para auxiliar na percepção de profundidade.
Nos
filmes em 3D antigos usavam-se imagens anáglifas para tirar vantagem da visão binocular,
essas imagens incluem duas camadas de cor em uma única tira do filme
reproduzida por projetor. Uma das camadas era predominantemente vermelha e a
outra azul ou verde, para assistir se usava um óculos 3D apropriado para o
filme. As lentes coloridas forçavam um olho a enxergar a seção vermelha da
imagem e a outra azul ou verde, devido a diferença entre as duas imagens o
cérebro as interpreta como uma imagem em três dimensões. Essa tecnologia já fez
com que pessoas tivessem dor de cabeça, lesões oculares e náusea.
A
tecnologia 3-D digital também utiliza imagens para enganar sua visão. Porém, em
vez de usar cores para filtrar as imagens em cada olho, a maioria dos sistemas
utiliza a polarização. Lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são
alinhadas na mesma direção. Num par de óculos 3-D, cada lente é polarizada de
forma diferente. Em alguns óculos, existe uma diferença de 90 graus na polarização.
Outros utilizam diferentes alinhamentos de polarização circular. A tela é especialmente
desenvolvida para manter a polarização correta quando a luz do projetor é
refletida. Nos filmes que utilizam essa tecnologia, em vez de um amontoado de
imagens vermelhas e verdes, as imagens ficam um pouco embaçadas, quando vistas
sem os óculos.
Um filme
em 3-D digital usa um ou dois projetores digitais para reproduzir a imagem na
tela. Estruturas com dois projetores utilizam um deles para reproduzir a imagem
para o olho esquerdo e o outro, para o olho direito. A luz que forma cada
imagem é polarizada a fim de igualar as lentes correspondentes. A maioria dos
sistemas de um único projetor utiliza
um dispositivo de polarização posicionado acima da lente do projetor. Esse
dispositivo é uma placa polarizada que permite a passagem de luz para apenas
uma das duas imagens de cada vez. Em sistemas de um único projetor, cada olho
enxerga sua imagem para cada quadro do filme, de duas a três vezes, numa
sucessão extremamente rápida. Seu cérebro interpreta isso como uma imagem
tridimensional contínua. Alguns sistemas utilizam óculos ativos que se
sincronizam com o projetor usando ondas de rádio, mas costumam serem mais
pesados e mais caros do que os óculos polarizados.2"
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