domingo, 6 de maio de 2012

PRAÇA DODÔ E OSMAR- A NOVA PRAÇA DE ITAPAGIPE

Acima a antiga fábrica Barreto de Araujo ao fim da Avenida Beira Mar, nas proximidades do Bonfim, um pouco antes do Porto da Lenha. Após ser desativada, transformou-se numa favela singular. Foi retirado o teto da fábrica e mantidas as suas paredes. Quem passasse por perto tinha a impressão de que o prédio ainda estava lá, resistindo ao tempo. Mas não! Lá dentro, foram feitos divisões de madeira e zinco onde moravam centenas de pessoas. Devia ter um ponto de água e um ou mais “gatos” de luz. As necessidades fisiológicas deviam ser lançadas ao mar ao lado e ao fundo, mas isto não é melhor nem pior do que as descargas de borras de chocolate que antiga fábrica despejava no mesmo local. O ano passado, a Prefeitura conseguiu retirar essas famílias e pôs abaixo as paredes da tradicional fábrica de chocolate e no local começou a construir uma praça que se dizia ser uma peça urbana que iria se integrar ao ambiente do local, um complexo náutico ou algo parecido, algo de primeiro mundo, essas coisas.

Naturalmente, que se formou uma grande expectativa de todos que ali passavam, dos moradores, de nós que nos interessamos pelas coisas de Itapagipe, de todo mundo. O que será que estão fazendo? E essa expectativa ficou sendo maior porque o local ficou fechado por longo tempo por um tapume verde; a obra embargada, essas coisas de construções públicas. O que será que vem por aí?
Vejamos, então,:o que veio ou restou para nós todos:

Certamente, a garotada da área vai saber aproveitá-la muito bem. Serão feitos grandes babas. É só colocar dois tijolos em cada lado e está preparado o “campo”. À noite, com iluminação vai ser a hora dos barbados. Falando mais seriamente, sem dúvida que a Prefeitura perdeu uma ótina oportunidade de entregar à cidade uma grande obra. O local tinha tudo. Localizado numa das pontas da pequena enseada que é a Avenida Beira Mar, reunia excelentes condições paisagísticas. Poderia ter sido feito senão algo mais expressivo. Algo que marcasse. Não marcou. Outrossim, também perderam a chance de criar uma área de lazer agradável que convidasse as pessoas a descansar e se divertir. De relação a integração mar-terra que se falava, só a areia lembra um pouco, é quase uma praia. Vão chanar a praça de Dodô e Osmar. Para quem não sabe Ormar morava em Itapagipe. De lá saiu o primeiro Trio Elético. A oficina ficava no antigo Porto dos Mastros - Rua Domingos Rabelo. Seu irmão, Dr. Macedo morava perto, após o Porto da Lenha, próximo ao Estaleiro do Bonfim. Zenice, filha do Dr. Macedo ainda mora lá. Seus irmãos moram no Pôço. Merecida a homenagem a uma família realmente itapagipana. Grandes amigos nossos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário