terça-feira, 13 de maio de 2014

A 30 DIAS DA COPA REGISTRA O BERIMBAU DO TEMPO

Em 11 de novembro de 2011 escrevíamos uma postagem sobre o andamento das obras da Arena Fonte Nova que peço licença para transcrever parte dela:


(Na Bahia o registro desse extraordinário evento tinha que ser sustentado por um dos maiores símbolos de nosso folclore e tem como finalidade marcar o compasso da dança. Efetivamente, não sabemos se o autor dessa peça teve a intenção de marcar o compasso do tempo com a escultura de um berimbau ou apenas ele está ali como sustentação física e material de um marcador eletrônico. 


Seja como for, registramos como tendo sido “um compasso do tempo” e quem o diz muito bem é nosso amigo de longos anos, médico e professor dos mais renomados, parceiro de grandes mergulhos na nossa costa, Dr. Ângelo Decânio Filho. 



“A capoeira baiana é um processo dinâmico, coreográfico, desenvolvido por dois parceiros, caracterizado pela associação de movimentos rituais, executados em sintonia como ritmo ijexá, regido pelo toque do berimbau, simulando intenções de ataque, defesa e esquiva...
Mais, diz o grande mestre: “Todos os movimentos possíveis do corpo humano são admissíveis no jogo da capoeira, desde que realizados a partir do gingado, em concordância com o toque do berimbau.”)

Pois bem, hoje temos a satisfação de fotografar o Berimbau do Tempo, como havíamos chamado, apenas a 30 dias da copa. 

Apenas 30 dias

(Desde então, passaram-se 908 dias da primeira foto).



Nenhum comentário:

Postar um comentário