quarta-feira, 28 de maio de 2014

A ANTIGA E CURIOSA FEIRA DA PREGUIÇA

Diz-se que uma das razões da construção do primeiro Mercado Modelo teria sido para substituir as feiras livres que “assolavam” a Cidade Baixa. Referiam-se principalmente à Feira do Sete, em frente ao Armazém 7 das Docas da Bahia e seu sistema de “senta-levanta”, ou seja, era montada de manhã e desarmada na parte da tarde, obrigando a Prefeitura todos os dias a proceder a limpeza da área.

Não se vê citação alguma de relação a uma feira que se estabelecia na Praia da Preguiça, ao lado do cais sul do porto. É o que se vê na foto adiante:

Antiga Feira da Preguiça

A foto também nos aguça a curiosidade de relação a muitos outros aspectos como, por exemplo, o espaço que ocupava. Hoje, passa pelo local a Avenida do Contorno:


Atual Avenida do Contorno mais ou menos no local onde funcionava a Feira da Preguiça


Curioso também é o entorno que hoje enriquece o local. É assombrosa a modificação. Antigamente, um conjunto de velhos prédios, possivelmente trapiches; hoje um condomínio de alto luxo. “Possivelmente” porquê esses prédios estão antes do cais do norte, onde hoje funciona o Comando Naval e mais anteriormente, a Escola de Aprendizes de Marinheiro.

Atual Comando Naval

O local visto do alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário