terça-feira, 24 de maio de 2011

FORMAÇÃO DA RUA CARLOS GOMES

A Rua Calos Gomes que hoje conhecemos com inicio na confluência da Av. 7 de setembro e ela própria e término na lateral da Casa da Itália, antigamente só chegava até as proximidades da Rua do Cabeça. A foto adiante mostra-nos uma casa ao fundo interrompendo o trajeto. Ela devia se curvar à esquerda em direção ao Largo de São Pedro e Piedade. Percebe-se essa inclinação na foto abaixo e a casa em frente.



Antiga Rua Carlos Gomes, ou melhor, Rua de São Bento de Baixo



Fim da atual Rua Carlos Gomes



E a Rua do Cabeça onde ficava dependurada a cabeça de um boi; bem como a Rua da Força onde os condenados à forca dobravam em direção à Piedade para execução?
Ao que tudo indica após a casa. A rua se inclinava à esquerda; depois à direita e seguia em frente quando se bifurcava, de um lado em direção ao Largo 2 de julho; do outro em direção à Praça da Piedade.
O desenho abaixo tenta esclarecer o que foi descrito acima:











REPRESENTAÇÃO





Após a Rua da Forca, certamente deveria haver mais casas e mais becos interligando os antigos quarteirões então existentes na hoje Av.7 de Setembro.



Uma das formas que adotamos para identificações e/ou descobertas de ruas antigas ou não, é verificando se numa determinada via as construções são atuais ou não. Se atuais, claro que a rua não existia antigamente. Por exemplo, na Rua Carlos Gomes do trecho que vai da Rua da Forca até esquina com a Casa da Itália, todas as construções são de “hoje”.
Já o trecho que vai do seu inicio na Praça Castro Alves até à rua da Forca, são diversas as construções antigas:




Esta, por exemplo, a Casa de Oração dos Jesuítas ,um antigo sobrado do século XVII, onde funcionaram os desaparecidos jornais Estado da Bahia e Diário de Noticiais, e a Rádio Sociedade (esta emissora permanece no ar) que pertenciam aos Diários e Emissoras Associados.



Ou esta ao lado



Bem como esta, magnífica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário