Na postagem anterior focamos a retirada de dois armazéns do porto de Salvador para que no lugar possa ser construída a nova estação marítima de Salvador. Claro que é importante, contudo o que é mais significativo para a cidade é a possibilidade de voltarmos a ver o mar que esconderam faz quase 100 anos.
Mas era necessário fazer um novo porto e, conseqüentemente, os armazéns. Voltamos a dizer: claro! Mas, ao longo de muitas postagens nesse blog, tivemos ocasião de enfatizar que o porto de Salvador foi mal planejado- não deveria começar onde começou, ali em frente ao atual Mercado Modelo (fundos). Por quê? Vamos às razões:
1 – O local é raso para um porto que iria receber grandes navios;
2) Logo à frente dos armazéns 1 e 2, acha-se o Forte de São Marcelo, construído em cima de uma corroa. (local raso). Sua localização dificulta sobremaneira a manobra dos navios
Mas, então, onde deveria ter seu inicio? A principio onde hoje se localiza o armazém número 7, mas ainda com alguma restrição. O mais certo seria o local onde funcionou a antiga Feira de Água de Meninos, local, aliás, onde está sendo feita a ampliação do equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário