sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SUGESTÕES E IDÉIAS AO NOVO PREFEITO


TERCEIRA PARTE – LADEIRAS DA CONCEIÇÃO DA PRAIA E DA PREGUIÇA
Na postagem anterior focalizamos a Ladeira da Montanha, inaugurada em 1873. Agora, vamos tratar de duas outras na região da Preguiça: as ladeiras da Conceição da Praia e da Preguiça.
As duas, possivelmente, seriam as mais antigas da cidade. Registra-se que, tão logo  Tomé de Souza organizou Salvador em 1549-1550- teria ordenado a construção de uma ermida na Enseada da Conceição da Praia, hoje a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Para tanto  se fazia necessário um acesso à referida praia à época chamada “Enseada da Preguiça”.

Claro que a foto acima não é daquela época. Possivelmente seja do princípio do século XX.

Um dos caminhos apontados como o mais provável dos construtores da referida ermida, teria sido a atual Ladeira da Conceição da Praia, não nos moldes acima; apenas um caminho.

Por outro lado, há que se considerar que a atual Ladeira da Preguiça, poderia ter sido usada primeiramente, desde que ela fazia parte dos caminhos que  Thomé de Souza tomou quando se dirigiu da Vila Pereira na Barra até o “cume” onde  foi construída Salvador.
Julga-se que da “Vila” teriam vindo os materiais necessários para construir a cidade, inclusive há uma grande possibilidade de que a própria Enseada da Preguiça tenha sido usada pelos colonizadores para o acesso à nova cidade que se construía.

Pelo que se vê nas fotos acima, ambas as ladeiras estão com os prédios que nelas se construiram na pior situação: sujos e quebradiços (caindo aos pedaços) e isto praticamente no centro da cidade. Passam-se os anos; elegem-se novos prefeitos e nenhum deles foi capaz de consertar esse estrago.
Agora, quando se pensa na revitalização da Ladeira da Montanha que não deixem de lado as duas outras, pois as três fazem parte de um mesmo complexo: onde termina uma, começa a outra e vice-versa. Praticamente se misturam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário