segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

AS CARROÇAS NA LAVAGEM DO BONFIM

Amanhã é dia da Lavagem do Bonfim. Já tínhamos escrito sobre ela este ano. Na oportunidade discutimos o inicio do seu trajeto. Hoje é no Largo da Conceição da Praia em frente à Igreja, mas anteriormente ela teve inicio na base da Ladeira do Bonfim, Roma, Mares e Cais do Ouro, quando ele ainda existia.

Cais do Ouro
Na época, praticamente, o local era o centro nervoso do comércio da antiga Salvador. Em torno funcionavam centenas de trapiches (Salvador teve 450 unidades) e como se sabe, os trapiches eram a grande força comercial daquela época, mais ou menos como são hoje os shopping-centers.

Pois bem! Àquela época  o transporte terrestre das mercadorias que chegavam no Cais do Ouro, eram transportadas em carroças com tração animal.

Natural portanto que houvesse no local uma central de carroças, um estacionamento, daí a possibilidade desses veículos terem começado a participar do evento nesta oportunidade.

Amanhã elas estarão de volta não a trabalho digamos assim, mas à passeio dos grupos que as alugam como uma das formas de curtir a festa. Anteriormente, elas eram usadas para transportar pessoas que não podiam fazer todo o percurso à pé como, por exemplo, velhas baianas.

Há um comentário um tanto jocoso que o ex-Governador Antônio Carlos Magalhães usava esse recurso para fazer toda a lavagem (já era um homem de uma certa idade). Não era assim: ele saia à frente da Lavagem desde a Conceição da Praia; passava pela Praça Cairu; alcançava a Rua Miguel Calmon e ao seu final, na Praça Riachuelo, pegava o veículo oficial que o deixava na Baixa do Bonfim. Aí ele aguardava as baianas e subia a colina no meio delas. Ele amava a lavagem!






Nenhum comentário:

Postar um comentário