quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

IEMANJÁ - FESTA DO RIO VERMELHO

Dois de Fevereiro, Festa de Iemanjá. Mais uma vez o Rio Vermelho é palco de uma das maiores festas de Salvador. Milhares de pessoas vão ao tradicional bairro oferecer suas oferendas à Rainha do Mar, geralmente flores e perfume. Essa festa teve inicio em 1923 quando houve uma diminuição na oferta de peixes. Ai os pescadores saíram ao mar para ofertar presentes à rainha das Águas, Iemanjá, na esperança de dias melhores. Hoje, independente da religião, as pessoas comemoram da mesma forma, levando presentes para a Rainha do Mar. No caso, as esperanças são de uma vida melhor.

 Este blog apresenta nesta postagem uma série de fotos do Rio Vermelho antigo e atual. Relembra que o nome Rio Vermelho advém da cor das águas do Rio Camarajipe antigamente,  Este rio desemboca na Praia da Mariquita.

 O nome Rio Vermelho se origina da flor chamada Camará de coloração vermelha, que era abundante em suas margens.


Camará

Já o nome Mariquita advém do tupi-guarani (mairaqiquig) e quer significar "assombro dos franceses" ou "naufrágio dos franceses".
.Rio Camaragipe desembocando na Praia da Mariquita
(Alguns chamam esse rio de Camarugipe (!)




Antigo Rio Vermelho - A antiga igreja à esquerda- Não existia nem a Casa de Iemanjá e a Colônia de Pesca do local.(sinalizadas).

Um pouco mais adiante ainda sem a Casa de Iemanjá


Nos tempos atuais

Promessa de pescadores - Assim pode ter começado a festa

Poucos anos depois - Ainda uma festa de pescadores e suas famílias.
Hoje em dia - Um mundo de pessoas noutra paisagem, inclusive com a nova Igreja. O povo de um modo geral..



O cenário de hoje


Iemanjá

Nenhum comentário:

Postar um comentário