sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

TERNO DE REIS - SIGNIFICADO

Noutro dia fizemos uma postagem sobre a Lapinha, tradicional bairro de nossa cidade, localizado entre a Soledade e a Liberdade. Falamos de sua igreja e do prédio que abriga os carros do Caboclo e da Cabocla, tradicionais alegorias dos festejos do 2 de julho em nossa Capital.


Igreja da Lapinha

Vimos que a palavra Lapinha significa Presépio e que, possivelmente, por esta razão os Ternos de Reis de nossa capital se dirigem para a mesma para as comemorações do Natal desde os idos de 1899.

Como a igreja foi construída em 1791, possivelmente a presença dos ternos na Lapinha seria ainda mais antiga.

Os ternos, contudo, também iam ou vão a outros lugares de Salvador. É o caso do Pelourinho e da Colina do Senhor do Bonfim, durante os festejos desse santo.
Terno no Pelourinho

Pouco se sabe, entretanto, ter havido uma época que os ternos iam à  Amaralina e até Itapagipe.

Reproduzimos notas de jornais da época.




Por fim, vamos ver a origem do termo TERNO- TERNO DE REIS. Achamos que pouca gente sabe, nós inclusive, até que descobrimos o seu significado quase por acaso. (setor musical).

““Como antigamente não havia rádio, nem internet, era preciso que as pessoas andassem pela comunidade anunciando as coisas, um nascimento, um casamento, uma festa. E o dia de reis era um desses dias. Tinha que anunciar a chegada do Salvador. E esse grupo é chamado de terno porque tem três vozes: a primeira, a segunda e a oitava. A oitava é essa voz agudíssima, bem alta, que chegava ao infinito”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário