segunda-feira, 13 de junho de 2011

CAMPO DA PÓLVORA – FORUM RUI BARBOSA

Vimos nas três postagens anteriores a grande disponibilidade de terra existente no setor leste da cidade no século XVII e mesmo no século XVIII. Nesses espaços se construiu o Convento da Palma, o Quartel da Mouraria, o Convento do Desterrro, o Convento da Lapa, o Central, a Pupileira, etc. etc.
Também foi o caso do Largo da Pólvora. No local existia um campo de futebol, denominado, claro, Campo de Futebol da Pòlvora, onde se disputavam partidas do Campeonato Baiano dessa modalidade. Não tinha arquibancada. O público se posicionava pelos quadros cantos do campo que era “cercado” por cadeiras onde se sentavam as senhoras. A freqüência era grande para os padrões da época. A foto adiante mostra-nos isto.



Campo da Pólvora - Existia uma fábrica de pólvora

O primeiro jogo foi realizado em 28 de outubro de 1901 e a primeira partida internacional foi efetuada em 30 de outubro de 1903, disputada por marinheiros americanos que se encontravam em Salvador e um combinado anglo-brasileiro. Já o primeiro campeonato baiano foi realizado em 1905.

À principio o futebol não era bem visto. Quem praticava o futebol era chamado de “malta de vadios” e/ou “corja de malcriados”.

Artur Morais, Waldemar Campos, Arnaldo Moreira, Alberto Catarino, Oscar Luz, rapazes da melhor sociedade local eram assim classificados! O preconceito era grande.

Nesse mesmo local, posteriormente funcionava a chamada “Feira de Amostras”. O espaço era todo cercado com tapumes. Montava-se um palco onde se apresentavam os cantores da época, bem como se instalava um Parque de Diversões e muitas barracas. Abaixo uma nota de jornal local onde se destaca o descaminho que a coisa tomava com brigas memoráveis envolvendo rapazes da nossa sociedade. Era o tempo das brigas de turmas. Os motivos eram os mais fúteis possíveis, por exemplo, uma turma resolvia não deixar entrar na Feira ninguém de uma turma adversária ou de um determinado bairro. Alguém bulia com a namorada alheia, ou, simplesmente, uma turma resolvia entrar sem pagar e lá dentro resolvia quebrar o palco ou arremessar para o alto todas as cadeiras. No dia seguinte a feira estava funcionando para novos "acontecimentos". Uma gracinha!


Noticia na imprensa
 


Fórum Rui Barbosa

Foi inaugurado em 5 de novembro de 1949 quando Otávio Mangabeira era Governador da Bahia. Hoje, ao meio do largo se constroi uma estação do metrô “fantasma” de salvador. Muito dificilmente será inaugurada, desde que o destino do metrô de Salvador é incerto. Já se fala em implodí-lo. Ficará conhecido com o "metro-brotinho"


Rui Barbosa
 
A Rui Barbosa, maior de seus filhos, a Bahia oferece este Fórum, inaugurado a 5 de novembro de 1949 em comemoração do primeiro centenário do seu nascimento.

Em baixo na cripta a seguinte inscrição:

 “Estremeceu a pátria, viveu no trabalho e não perdeu o ideal”

Nenhum comentário:

Postar um comentário