quinta-feira, 2 de junho de 2011

RUA CHILE 6 – SEU CHARME

Segundo os urbanistas as ruas mais elegantes e charmosas das cidades são aquelas onde se localizam as melhores lojas, os bancos, os cinemas, os restaurantes, os hotéis e, sobretudo, onde a cidade se expressa da forma de ser.

A descrição adiante explica melhor essa forma de ser. Dizem ser da autoria de escritores e boêmios baianos. “As ruas se definem como língua, cérebro e coração. Língua porque sobre tudo se falava e logo se constituía verdade, modas, formas coletivas de expressão, etc..; Cérebro, porque nela se formavam as idéias sobre a cidade, ou seja, filosofava-se, idealizava-se, conjecturava, tramava-se e Coração porquê era a propulsora do oxigênio que agitava todas as veias e artérias da cidade da Bahia.”

É que nem a Rua Mucugê em Arraial D’Ajuda, Porto Seguro. A revista Veja classificou-a como “a rua mais charmosa do Brasil”. Seria um exagero? Não é! Apesar de simples e irregular, construída aos pedaços, como que montada, sente-se seu charme quando se começa a andar no seu espaço. É algo mágico.

Também é que nem a Rua Chile em Salvador, Bahia. Tinha todo um charme.Uma beleza incomun. Um encanto.


Rua Mucugê em Arraial d'Ajuda

Subida da Rua Chile – reprodução de tela de Diógenes Rebouças

A Rua Chile eclética

Ainda estreita

Movimentada !

Já ampliada

Conjunto da Rua da Misericórdia, Praça Municipal e Rua Chile
 

Belíssima em 1940
 

Final na Castro Alves

Nos tempos de hoje- perdeu o charme

O edifício Sul América sendo construído

O Edifício Sul América atualmente
 
Preferimos falar pouco e mostrar mais através de fotos de diversas épocas. Sinceramente, não gostamos hoje de passar por ela. Sentimos pena! Nos vem à mente uma porção de coisas boas que podem se estragar no desencsanto dos dias de agora.

Um comentário:

  1. gostei do site eu precisei de ajuda para a liçao da escola e achei aqui obrigada ass :bianca brasil

    ResponderExcluir