quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FUTEBOL TAMBÉM É HISTORIA


Após uma década de altos e baixos, mais de baixos, o futebol baiano poderá deslanchar a partir de 2013. Primeiramente, os seus dois maiores clubes estão na primeira divisão do futebol brasileiro. Em seguida, no próximo ano, inaugura-se a Arena da Fonte Nova.
Arena da Fonte Nova
Imaginem os leitores o que será um BA-Vi no novo estádio. 56 mil torcedores.  Renda provável de 3 milhões de reais. Seria a redenção de nosso futebol? Ainda não! Fosse na Europa, por exemplo, no Allianz de Munique, esta renda alcansaria dez milhões de reais, mais os direitos de transmissão do jogo pela TV para todo o mundo e a arrecadação chegaria a algo em torno de 50 milhões reais, por baixo.
Nessas condições, as três grandes potências do futebol do velho continente, Espanha, Alemanha e Itália e muito provavelmente a França, podem contratar os maiores jogadores do mundo para abrilhantar seus espetáculos. Paga-se ingressos até de 800 reais (mínimo 150 reais) mas assiste-se  a um verdadeiro show de bola.
Allianz Arena
Com base nessa comparação, só voltaremos a ter um grande futebol se os ingressos ao novo estádio forem mais condizentes. Não se quer dizer que sejam no patamar europeu, contudo "condizentes" como dissemos, com a nova situação. Só assim, os clubes poderão contratar bons jogadores não só no mercado brasileiro, como igualmente no sul-americano, como vem fazendo o Rio e São Paulo.
Muitos haverão de dizer que estamos colaborando para o aumento do custo de vida de nossa cidade.  Essas coisas de nossa terra. As avaliações por baixo. O complexo de inferioridade e Salvador é a terceira capital de maior população, bem como seu poder aquisitivo melhorou sobremaneira.

Precisamos acabar com a velha história de geral. Geral da Graça; Geral da Fonte Nova. Ingressos populares até por um real, como aconteceu certa feita.
Enquanto isto acontece, espetáculos de outra natureza, como os shows de cantores ou uma peça de teatro, são cobrados ingressos de até 800 reais a um mínimo de 100 reais. Nas baladas de todos os sábados, o ingresso não é menor do que cinquenta reais e as casas lotam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário