Ao longo de sua história, o Elevador Lacerda passou por quatro grandes reformas e revisões: em julho de 1906 para a sua eletrificação; em 1930 para adicionamento de mais dois elevadores e uma nova torre; no inicio da década de 1980 para uma revisão na estrutura de concreto.
Na reforma de 1930 conferiu-lhe a atual arquetetura em estilo Art Déco. As duas cabines originais foram ampliadas para quatro, cada uma com a capacidade de transportar até 27 passageiros. Foi inaugurado em 1º de janeiro de 1930.
Uma curiosidade: Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado, somando-os até atingir o limite máximo de segurança. Veja delicioso registro feito pelo Barão de Jeremoabo (Cícero Dantas) sobre o elevador. Estava acompanhado de alguns amigos.
“Em 16 de março de 1889 pesamo-nos no elevador, dando o seguinte resultado: Pinho, 54 quilos; Cícero 61 quilos; Guimarães, 65 quilos; Artur Rios 73 quilos e Vaz Ferreira, 115 quilos”.
Havia tempo para tudo!
Na reforma de 1930 conferiu-lhe a atual arquetetura em estilo Art Déco. As duas cabines originais foram ampliadas para quatro, cada uma com a capacidade de transportar até 27 passageiros. Foi inaugurado em 1º de janeiro de 1930.
Uma curiosidade: Na estrutura inicial os passageiros tinham de ser pesados individualmente, e o peso total dos passageiros a serem transportados era calculado, somando-os até atingir o limite máximo de segurança. Veja delicioso registro feito pelo Barão de Jeremoabo (Cícero Dantas) sobre o elevador. Estava acompanhado de alguns amigos.
“Em 16 de março de 1889 pesamo-nos no elevador, dando o seguinte resultado: Pinho, 54 quilos; Cícero 61 quilos; Guimarães, 65 quilos; Artur Rios 73 quilos e Vaz Ferreira, 115 quilos”.
Havia tempo para tudo!
Interior do Elevador Lacerda
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