sábado, 15 de junho de 2013

LADEIRA DE SÃO BENTO E EDIFICIO SULACAP- CENTRO NERVOSO DE SALVADOR


Faz tempo que fizemos uma postagem sobre a Rua Carlos Gomes e, como não podia deixar de ser abordamos a construção do Edifício Sulacap na esquina com a Ladeira de São Bento. O mesmo destaca-se, sobremaneira, na paisagem do local e torna-se um divisor de duas importantes avenidas de nossa cidade. Na oportunidade, mostramos uma foto da destruição de um grande prédio então existente no  local para a construção do referido edifício.

Inicio da construção do Ed. Sulacap- Demoliram o prédio da esquina

Em seguida, apresentamos outra foto já com o edifício levantado e fizemos referência a três grandes prédios na subida da Ladeira da Montanha.

Subida da Ladeira da Montanha - Destaque para os três prédios no local

Claro que lamentamos também a destruição dos mesmos para se fazer no local um estacionamento de veículos. Horrível! Está lá até hoje. Ninguém sabe o que fazer com o espaço. Vez em quando ele fecha, depois reabre; fecha de novo e agora parece ser um estacionamento privado de uma repartição do governo.

Ex-estacionamento - Horrível!

Nesse afã, procurávamos “descobrir” a cidade como ela era nesse local. Todo mundo tem essa curiosidade. Nada encontrávamos de expressivo. Agora, no entanto, chega-nos ao conhecimento duas notáveis fotos dessa importante área da cidade, importante centro nervoso.




Subida da Ladeira de São Bento

Inicialmente, os prédios à direita na subida da Ladeira da Montanha. Tinha até um gradeado protegendo os mesmos. Lindo! Em frente, ao lado direito, belos prédios de três andares, inclusive aquele da esquina que foi demolido para a construção do edifício Sulacap. No alto o grande templo. Destacamos a circulação de “diligências” ou "bondes à cavalo" como eram chamados. Já tinham sido montados os trilhos onde é hoje a Praça Castro Alves, uns em direção a Rua Carlos Gomes e outros em direção à Barroquinha. O prédio à esquerda está situado na esquina dessa localidade. Note-se que na Ladeira de São Bento ainda não tinham sido instalados esses trilhos.


Foto atual da área- Á direita Rua Carlos Gomes e à esquerda a Ladeira de São Bento.


Ladeira de São Bento = Antigamente

A segunda foto – acima – é simplesmente extraordinária em nossa concepção. É a Ladeira de São Bento de descida. Já com trilhos, logo, é posterior à anterior. A verdadeira Bahia antiga com seus prédios maravilhosos, seus telhados, o Forte de São Marcelo e  o cais do Porto. Esse cais foi construído por volta de 1913, quando o porto foi inaugurado. Logo essa foto deva ser dos anos 20 a 30 do século passado. É de se notar o monumento à Castro Alves. Não se vê mais o Teatro São João. Já tinha sido incendiado que nem o nosso atual Teatro Castro Alves. Uma especialidade baiana. Este por duas vezes. No local já aparecem edifícios da Rua Chile.  
Ladeiera de São Bento hoje - Façam as comparações
Teatro São João de Salvador
A sociedade prestigiava!







Nenhum comentário:

Postar um comentário