quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AS 56 ILHAS DA BAIA DE TODOS OS SANTOS

Em postagens anteriores, abordamos algumas ilhas existentes na Baía de Todos os Santos: Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Ilha de Madre de Deus e a Ilha do Medo.
Nosso pensamento inicial seria abordar todas as ditas 56 ilhas pertencentes ao arquipélago. Seria um trabalho inaudito, desde que ninguém fez algo parecido. Pesquisaríamos uma por uma. Muitas delas que não conhecemos, seriam visitadas. Sentiríamos as emoções in loco, desde que todas elas, indistintamente, bolem com os sentimentos das pessoas, cada uma a seu jeito.

Começamos a traçar um plano e para nossa surpresa não encontramos nem a relação das tais 56 ilhas. Não chegamos a 40. O que fazer? Mesmo que partisse para as relacionadas, o trabalho ficaria incompleto.

E porque dessa falha ou falta? Estamos crendo que muitas delas não teriam nem nome, talvez uma denominação local que só seus moradores conhecem. Outra razão seria o fato de que algumas delas seriam muito pequenas, diminutas. Por fim, algumas outras seriam de propriedade particular e se escondem nesse fato.

Eis a nossa relação:Madre de Deus, Bom Jesus dos Passos, Matarandiba, Saraíba, Mutá, Olho Amarelo, Caraíbas, Malacaia, Porcos, Carapitubas, Canas, Ponta Grossa, Fontes, Pati, Santos, Coqueiros, Itapipuca, Grande, Pequena, Madeira, Chegado, Topete, Guarapira, Monte Cristo, Coroa Branca, Uruabo, Bimbarras, Maria Guarda, Santo Antônio, Franceses, Maré, Medo, Frades, Cal, Fontes, Pequena, Bom Jesús dos Passos

Igreja Nosso Senhor dos Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário