sábado, 20 de novembro de 2010

ILHA DE ITAPARICA – SISTEMA FERRY-BOAT

Fala-se muito hoje na ponte que ligará Salvador a Ilha de Itaparica. 70% da população são favoráveis pela sua construção. É um número expressivo! Seria menor se o Sistema Ferry-Boat fosse melhor. Desse percentual, certamente, a grande maioria já viveu as agruras de esperar na fila às vezes 12 horas ou mais. Para se ter uma idéia “espacial” do problema, num desses últimos feriadões, a fila de carros alcançou a Avenida Luís Tarquínio e a de pessoas, ficou perto do Largo de Roma. Só mesmo as belezas da ilha podem levar às pessoas a suportar este vexame.

Sempre foi assim? Não! Havia menos carros e menos gente। À medida que a população foi aumentando e, consequentemente, o número de carros foi crescendo, o sistema não acompanhou essa evolução.

Alegam seus arrendatários que é absolutamente anti-econômico manter um número elevado de ferries-boat além do necessário usado em dias normais। Os feriadões acontecem de vez em quando. Por exemplo, seriam necessários pelo menos mais cinco ferries.

Poderíamos até concordar com a tese, mas é justamente por isto que a ponte se faz necessária. (uma das razões sócio-econômicas de sua construção). É a tal da necessidade social. Até um determinado tempo não havia necessidade de mais ferries-boat, mas depois se fez necessário e muito e como esse aumento é por demais oneroso e insuportável (mais dias parados do que em movimento), a ponte terá que vir.
Terminal de São Joaquim

Terminal de Bom Despacho

Antigo Ferry-Boat

Novo Ferry-Boat

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