domingo, 7 de novembro de 2010

ILHA DE MARÉ – UMA HIPÓTESE PARA ORIGEM DO SEU NOME






Ilha de Maré em três aspectos

Botelho
Bananeiras

Esta é a segunda postagem sobre a Ilha de Maré. Pelo visto, estamos considerando que ela faz parte da Cidade Baixa de Salvador, desde que integrada no espaço da Baía de Todos os Santos que alcança todos os seus limites.

Na primeira, contamos a história de uma partida de futebol disputada na ilha com fim surpreendente e inusitado, mas verdadeiro। Na presente, fomos procurar o significado da expressão "Ilha de Maré", outro fato inusitado.

Buscamos por todos os lados saber o seu significado ou origem e nada encontramos. Não há nenhuma referência! Quando se pesquisa o assunto diz-se que é uma ilha existente na Baía de Todos os Santos. Claro que é! O que queremos saber é o porquê que ela é chamada de “Ilha de Maré”.

Em casos tais, há de se partir para conjecturas, ou seja, formar uma ideia baseada em suposições, aparências ou probabilidades, enfim, hipóteses.

A principal delas diz respeito ao fluxo e refluxo do mar em torno da ilha. Por longa extensão, as águas ficam rasas e surge uma coroa de areia que permanece ao sol por cerca de seis horas. São as chamadas marés baixas.

Este fenômeno facilita o trabalho das marisqueiras na pesca artesanal de papa-fumos e outros bivalves, por sinal, um dos sustentáculos alimentares de boa parte da população local.

Esse mesmo fenômeno é encontrado na península de Itapagipe e no subúrbio ferroviário, principalmente em frente à Plataforma.
Maré baixa em Maré

Acontece o mesmo na Ilha de Itaparica, por exemplo? Não acontece! A maré vaza efetivamente, mas não se formam corroas de areia.

Se formos classificar as duas ilhas por este motivo, poderíamos dizer que Itaparica é uma ilha sem maré baixa e a outra seria uma Ilha de Maré baixa.

Parece que faz sentido a comparação ou, pelo menos, encontrou-se uma hipótese de tentar explicar o significado do nome Ilha de Maré com as ressalvas necessárias que casos tais precisam ter.

Claro que estamos aceitando comentários e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário