ATÉ HOJE JÁ TIVEMOS MAIS DE 400 MIL CONTATOS

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

AS DÚVIDAS SOBRE A PONTE DA CRUSH- 0 MAR ALCANÇA O CAIS

Seja qual for o turista que esteja se deliciando com as belezas de Itapagipe e se depara com a Ponte da Crush na Avenida Beira Mar, haverá de estranhar profundamente: como se constrói uma ponte sobre a areia de uma praia?

Ponte da Crush - Quase toda sobre a areia

Mas não é nada disto! A ponte foi construída sobre o mar, a partir do cais onde se inicia. A responsável foi uma indústria americana denominada Monsanto, basicamente fabricante de fertilizantes. Corria o ano de 1948. Ela precisava pegar no Porto de Salvador o produto que fabricava no exterior. Achou melhor fazê-lo pelo mar em grandes barcaças.

Pouco tempo depois a Monsanto encerrou suas atividades no local. Não viu sua ponte ser tomada pela areia do mar.Ocupou o espaço a Crush. O que aconteceu? Simplesmente em 1953 a Prefeitura resolveu aterrar com areia os Alagados de Itapagipe. Retirou toneladas de areia e a natureza logo reagiu: tomou todos os buracos feitos com seu material, a água, distribuída em toda região. Com isto o mar encolheu em terra e foram surgindo novas praias onde antes era só mar. Foi assim que surgiu a inusitada ponte de hoje, talvez única no mundo sobre a areia.
Navegação tranquila

Onda evoluindo sob a ponte


Caídas e Saltos ornamentais

Um domingo de sol e mar= Não se vê praia


Não resta a menor dúvida - o mar alcança o cais

Nenhum comentário:

Postar um comentário