segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

DE RUY BARBOSA ATÉ MARINA - UM CAMINHO DE INTELIGÊNCIA E BELEZA

Contar a história de uma cidade é contar também a história das pessoas que nela nasceram, vivas ou mortas. São muitas essas pessoas .Milhões. Precisamos escolher pelo menos uma que represente todas as outras. Pensei! Vivemos um momento político perturbado. O conceito do Brasil cai a olhos vistos. Foi ai que escolhemos Ruy Barbosa para servir de exemplo a todos nós e através desse exemplo concertarmos esse País de uma vez por todas.
Nada melhor para começar senão citando a frase que encerra sua vida:
“EXTREMECEU NA JUSTIÇA; VIVEU NO TRABALHO; E NÃO PERDEU O IDEAL.
Tem outra frase que merece registro. Está na entrada do Fórum onde o escultor Mário Cravol Júnior colocou uma cabeça em metal do grande jurista.

A Ruy Barbosa, maior de seus filhos, a Bahia oferece este Fórum, inaugurado a 5 de novembro de 1949, em comemoração do primeiro centenário do seu nascimento.

Fórum Rui Barbosa
Como quase todo baiano Ruy Barbosa gostava de Itapagipe. Namorou uma moça de península, mas veio a se casar em 1876 com a baiana Maria Augusta Viana Bandeira.[Cabeca+Rui+Barbosa.jpg]

Poderíamos estender essa postagem por longas páginas. Talvez ficasse enfadonho. Vamos encerrar mostrando as casas que Ruy Barbosa morou ao longo da vida:
Casa de Ruy em Salvador

Casa de Ruy no Rio de Janeiro
Interior da referida casa do Rio
Casa em Petrópóles onde passava os dias de verão

Ruy Barbosa
Apesar de termos dito que estávamos encerrando essa postagem mostrando as casas onde Ruy morou, seria uma pecado não mostrarmos uma das suas descendentes, nada mais nada menos que a grande artista de nossa televisão, Marina Ruy Barbosa, que pelo menos dá um toque de beleza a essa postagem:

Marina Ruy Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário