sábado, 19 de dezembro de 2015

BALAUSTRADAS DA BARRA SE RENOVAM

A Barra ganhou há pouco tempo novas balaustradas, todas pintadas de branco. São tradicionais. Repentinamente, a parte virada para o mar ficou amarelada, mas de um amarelo feio, mais para o bege, o que dá impressão de coisa velha.




A Prefeitura atenta, está pintando de branco novamente e vai ter que fazê-lo outras vezes. Por que? Pela ação do salitre que vem do mar.. Terrível! Destrói tudo. Suja tudo. Os prédios em frente também sofrem. 

As plataformas da Petrobras não flutuantes que dependem de estacas para  sua sustentação, revestem-nas de uma camada de alumínio para proteger internamente o ferro que, verdadeiramente sustenta
 o grande peso.

Então, é do mar que se estrai o salitre usado até para fazer explosivos? Não é! Apenas o mar possui algum salitre. O sal é a sua especialidade.

De onde vem então o salitre? Das minas existentes na terra ou feito pela própria terra. Explicamos esse último detalhe:"feito da própria terra" Então a terra tem mais salitre do que o próprio mar?

Não é que tem, faz-se. Terra velha, misturada com toda sorte de detritos, até animais.

Veja, Dêga, querida filha, autora da foto acima, como são extraídas nossas postagens de uma simples balaustrada. Verdade que sua pessoa me inspirou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário