quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

NATAL DE UMA BELEZA SINGULAR

Salvador pode não ter a maior ou a mais bela árvore de Natal do Brasil, mas tem as mais significativas, pois que presentes entre seus palácios e monumentos seculares.

Vamos reportá-las  num bom trabalho de Robson de Souza e Desirrèe Gantois, que a cada dia surpreendem

A primeira foto foi tirada na Praça Castro Alves com destaque para a estátua do poeta da Bahia, Castro Alves. Simples mas de grande expressão. A imagem esconde as palavras

"A praça é do povo mas o céu é do condor"

Igualmente, poderá se dizer da vetusta Câmara Municipal de Salvador. Suas paredes ficaram mais
suaves depois da iluminação de Natal. Talvez poder-se-á ainda ouvir a voz de seus grandes vereadores Osório Vilas Boas, Castelo Branco, Pacheco Filho. Sobre este último conta-se que estava nas Duas Américas fazendo compras quando o pessoal da rua soube de sua presença. Foi um "Deus nos Acuda". Tiveram que fechar as portas.


Câmara Municipal de Salvador

Pacheco Filho

Palácio da Aclamação ma Praça Municipal

E o presépio em frente ao Palácio da Aclamação? Ficou mais singelo ante a imponência do belo edifício. Os tempos são outros. Pouca gente sabe que esse palácio foi bombardeado pelo próprio Forte São Marcelo em 1912. Uma guerra intestina pelo governo do estado, envolvendo figuras de proa de nossa sociedade como, por exemplo, Ruy Barbosa, Luiz Viana e J.J. Seabra.Uma pena!

Prefeitura de Salvador

E a nossa Prefeitura feita de vidro. Talvez seja a única no mundo nessas condições. Pode ser desarmada e instalada em qualquer outro lugar, por exemplo na Praça Cairu, ali em baixo no Comércio. Disse seu autor que pelo tempo em que ela está no lugar. já está integrada à praça com seus palácios coloniais. Será? Será também que as luzes do Natal amenizaram seu aspecto?

Ainda na Praça Municipal, Robson e Desirèe nos proporcionaram uma foto do Elevador Lacerda na sua parte alta. Identifica o elevador. Tem um relógio que parece ainda funcionar. Bem razoável sua apresentação. 

Entrada no alto do Elevado Lacerda

A beleza do Elevador Lacerda

Em seguida, temos umas fotos do Dique do Tororó. Todos os anos é o local preferido das árvores de Natal. Não poderia faltar.




Desde o ano passado o dique conta com um aditivo à mais no conjunto de sua paisagem: a Arena da Fonte Nova: Sensacional. É tida como uma das mais belas do Brasil.

E os Orixás não poderiam faltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário